Receita Federal lança Portal Compras Internacionais, em parceria com os Correios
A Receita Federal do Brasil (RFB) lançou nesta terça-feira, dia 30, o Portal Compras Internacionais, em parceria com os Correios. O Portal reúne diversas orientações dedicadas aos compradores de produtos importados em plataformas de comércio eletrônico, entre elas informações sobre como resolver problemas, acompanhar pedidos, tirar dúvidas sobre pagamentos e impostos, além de esclarecimentos para que os cidadãos e cidadãs estejam devidamente protegidos contra golpes e informações falsas.
Veja abaixo algumas funcionalidades disponíveis no Portal Compras Internacionais:
- Como rastrear minha encomenda? Um passo a passo para que você saiba acompanhar sua importação, também ilustrado por vídeo;
- Deu Ruim! Problemas Frequentes. Orientações ou soluções para os principais problemas relacionados às compras internacionais, mesmo aqueles que não têm nada a ver com a Receita Federal.
- É Golpe? Golpes mais comuns. Conheça os principais golpes e as orientações para não cair neles. Quem conhece, não cai!
- Minha encomenda não chegou. O que pode ter acontecido? Como resolvo?
- Preciso pagar impostos? Entenda por que, como e quanto pagar pelos impostos realmente existentes nas compras internacionais no comércio eletrônico.
- Por que minha encomenda foi devolvida? Entenda e acompanhe o envio de sua compra para não acontecer mais devoluções ao exterior.
- O que é proibido comprar? Não caia na cilada de comprar produtos que não podem entrar no país. Eles serão devolvidos ao exterior e você poderá ficar no prejuízo. Conheça as restrições.
- Como importar medicamentos? Saiba como importar remédios com receita médica sem pagar impostos.
- O que é o Programa Remessa Conforme? Como funciona? Saiba como pagar menos impostos comprando de sites certificados no programa.
- Novas Regras para importações a partir de 1º de agosto: conheça as mudanças na apelidada “taxa das blusinhas”. Saiba como serão suas compras a partir de agora.
- Calculadora de Impostos. Informando o valor da sua compra em reais, a calculadora irá estimar para você o quanto terá que pagar de Imposto de Importação (federal) e de ICMS (para o seu Estado). A calculadora também lhe mostrará a diferença entre comprar de site certificado no Programa Remessa Conforme ou em outros sites.
- Pergunta pro LEO! Orientações passo a passo de como fazer perguntas ao “robô” da Receita Federal (chatbot) sobre as encomendas internacionais. Também em vídeo.
- Manual de Encomendas Internacionais. Já atualizado. Para quem quer saber ainda mais.
Confira mais informações nos vídeos abaixo, presentes no Portal Compras Internacionais:
*Com informações da Receita Federal do Brasil (RFB).
Mais notícias sobre os temas
ATRFB gestora nacional de Cidadania Fiscal participa de evento em Aracaju/SE
Analista-Tributária Ana Paula Sacchi Kuhar conduziu explanação no evento “Educação Fiscal no Currículo Escolar e Conexão à Extensão Universitária”.
1 de agosto de 2024 às 13:31
Sindireceita participa de mais uma reunião do GT da Saúde/RFB
Na reunião de hoje foram discutidos e avaliados os modelos adotados para os magistrados e os servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público
1 de agosto de 2024 às 13:31
Sindireceita participa de posse da superintendente da RFB na 4ª Região Fiscal
Presidente do Sindireceita, Thales Freitas compareceu à cerimônia de posse ocorrida na manhã desta sexta-feira, dia 25.
1 de agosto de 2024 às 13:31
RFB homologa relação de candidatos aprovados na segunda convocação do concurso
Homologação inclui candidatos aprovados na condição de sub judice, tendo sido observadas e acatadas todas as decisões judiciais aplicáveis.
1 de agosto de 2024 às 13:31
Receita Federal atua em Operação H. Pylori que investiga desvio de recursos públicos na pandemia
Analista-Tributário atua na operação contra fraudes com verbas da saúde no Rio de Janeiro
1 de agosto de 2024 às 13:31
Abertas as inscrições para a 16ª edição do Concurso de Histórias de Trabalho da RFB
A 16ª edição do Concurso de Histórias de Trabalho da RFB traz como tema sugerido: “Relatos de Cidadania Fiscal"
1 de agosto de 2024 às 13:31