Boletim Semanal do Sindireceita – de 8 a 12 de abril de 2024

Boletim Semanal do Sindireceita – de 8 a 12 de abril de 2024

08.04. Analista-Tributário, faça parte da Campanha de Destinação do IRPF: Eu Sou Cidadão Solidário

✅ A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita conclama os Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias em todo o Brasil a participarem da Campanha de Destinação do Imposto de Renda: Eu Sou Cidadão Solidário. Veja aqui a cartilha produzida pelo Sindireceita.

Saiba mais: https://bit.ly/4av5nPo

 

08.04. ✅ Atuação dos Analistas-Tributários em portos e aeroportos é retratada em reportagem do Fantástico sobre tráfico internacional de drogas

✅ O programa Fantástico exibiu neste domingo, dia 7, reportagem com levantamento exclusivo e dados inéditos sobre o tráfico internacional de drogas no Brasil. Além de detalhar o volume de apreensões ocorridas de 2021 a 2023, os principais destinos e rotas utilizadas pelas organizações criminosas, a reportagem também acompanhou a rotina de trabalho de servidores da Receita Federal do Brasil (RFB), entre eles Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias, e policiais federais em portos e aeroportos.

Saiba mais: https://bit.ly/4cLVHSB

 

08.04. ✅ Carcará – O Espião do Século XXI”: Analista-Tributário lança livro sobre a utilização de drones no combate a crimes transfronteiriços

✅ O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, Bruno de Oliveira, lançou no último dia 26, em Foz do Iguaçu/PR, o livro “Carcará – O Espião do Século XXI”, que trata sobre a realidade dos crimes transfronteiriços no país e a utilização de equipamentos de drones para combatê-los.

Saiba mais: https://bit.ly/3vJJXPK

 

08.04. ✅ DEN conclama os delegados sindicais para que enviem Analistas-Tributários para participar da Marcha à Brasília no dia 17 de abril

✅ No dia 17 abril, servidores públicos federais de todo o país participam da Marcha à Brasília/DF, convocada pelas entidades que integram o Fórum de Entidades Nacionais representativas de Servidores Federais (Fonasefe), entre elas o Sindireceita. A Diretoria Executiva Nacional conclama os delegados sindicais do Sindireceita para que se organizem e enviem à Brasília, Analistas-Tributários para participar da marcha que integra a jornada de luta dos servidores “0% de reajuste não dá!”.

Saiba mais: https://bit.ly/3UaOswn

 

09.04. ✅ 9 de Abril: Dia do Analista-Tributário da Receita Federal e do Sindireceita

✅ Hoje celebramos o dia do Analista-Tributário e os 32 anos de história, de lutas e de conquistas do nosso Sindicato. Uma trajetória marcada por grandes mobilizações, pela unidade de ação e por vitórias coletivas que se materializam e se concretizam no processo contínuo de valorização e reconhecimento do nosso cargo, que integra a Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil, constitucionalmente estabelecido e reconhecido, e que exerce atividades essenciais e típicas de Estado.

Saiba mais: https://bit.ly/3PWODZo

 

09.04. ✅ 9 de Abril: 32 anos do Sindireceita e o Dia do Analista-Tributário da Receita Federal

✅ Hoje celebramos o dia do Analista-Tributário e os 32 anos de história, de lutas e de conquistas do nosso Sindicato. Uma trajetória marcada por grandes mobilizações, pela unidade de ação e por vitórias coletivas que se materializam e se concretizam no processo contínuo de valorização e reconhecimento do nosso cargo, que integra a Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil, constitucionalmente estabelecido e reconhecido, e que exerce atividades essenciais e típicas de Estado.

Saiba mais: https://bit.ly/3PWODZo

 

09.04. ✅ Sindireceita participa de evento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público

✅ A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita participou na manhã desta terça-feira, dia 9, de um encontro promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. Durante a reunião que contou com a presença de parlamentares e representantes das entidades sindicais dos servidores públicos, foi discutida a proposta que estabelece o Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Serviço Público (MRSP).

Saiba mais https://bit.ly/3U9e2lf

 

09.04. ✅ Benevix e Sindireceita disponibilizam descontos na mensalidade de planos de saúde Unimed

✅ O Sindireceita e a administradora de benefícios Benevix disponibilizam condições especiais para os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil filiados ao Sindicato: desconto de 25% na terceira mensalidade de planos Unimed.
Os descontos não se aplicam aos valores de coparticipação e opcionais contratados. Lembrando que as condições são válidas para as vendas realizadas até 30 de abril.

Saiba mais: https://bit.ly/3JrSeeF

 

09.04. ✅ Sindireceita participa de reunião com o presidente da Comissão de Administração e Serviço Público, deputado federal Waldemar Oliveira

✅ O presidente do Sindireceita, Thales Freitas e o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Odair Ambrósio, participaram na manhã desta terça-feira, dia 9, de reunião junto ao presidente da Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) da Câmara dos Deputados, deputado federal @waldemaroliveiraoficial (AVANTE-PE). O encontro ocorreu no gabinete do parlamentar, localizado no Anexo IV da Casa, em Brasília/DF.

Saiba mais: https://bit.ly/4cRoDss

 

09.04. ✅ Sindireceita participa de reunião com a deputada federal Delegada Katarina (PSD-SE)

✅ O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, e o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Odair Ambrósio, participaram na tarde desta terça-feira, dia 9, de reunião junto à deputada federal @delegadakatarina (PSD-SE). O encontro ocorreu no gabinete da parlamentar, no Anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

Saiba mais: https://bit.ly/43Ui6sN

 

09.04. ✅ Sindireceita participará da 8ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente amanhã (10/04)

✅ O Sindireceita participará na tarde desta quarta-feira, dia 10, da 8ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com o governo federal. O encontro estava marcado para junho, mas agora vai ocorrer às 14h30 de amanhã no Conselho Nacional de Previdência Social, em Brasília (DF).

Saiba mais: https://bit.ly/3JbV0Et

 

10.04. Analista-Tributário faça parte da Campanha de Destinação do IRPF: Eu Sou Cidadão Solidário

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita conclama os Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias em todo o Brasil a participarem da Campanha de Destinação do Imposto de Renda: Eu Sou Cidadão Solidário. Veja aqui a cartilha produzida pelo Sindireceita.
Saiba mais: https://bit.ly/4av5nPo

 

10.04. ✅ LXXXVII CNRE: orientações aos conselheiros para a solicitação de recibo de diárias

✅ O Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita informa que está disponível, para leitura e download, o passo a passo contendo orientações destinadas aos conselheiros e conselheiras para a solicitação de recibo de diárias. O CNRE comunica ainda que todo o processo será realizado por meio do aplicativo do Sindireceita.

Saiba mais: https://bit.ly/4aG9xEo

 

11.04. ✅  Perspectiva AT: concurso premiará fotos e vídeos sobre a importância da categoria para a Receita Federal e sociedade

✅ Em comemoração aos 32 anos de fundação do Sindireceita, celebrado neste dia 9 de abril, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, por meio da Diretoria de Comunicação (DCO) e em parceria com o Clube de Benefícios do Sindireceita e a you huul, convida as Analistas-Tributárias e Analistas-Tributários filiados em todo o país a participarem da campanha “Perspectiva AT”.

Saiba mais: https://bit.ly/4cN1F5F

 

11.04. ✅ Sindireceita e demais representantes de entidades sindicais criticam postura do Governo e retrocessos na proposta apresentada na reunião da Mesa Nacional

✅ A oitava reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada ontem, dia 10, foi encerrada sobre fortes críticas dos representantes das entidades sindicais, entre elas do Sindireceita, aos retrocessos na proposta encaminhada pelos representantes do governo.

Saiba mais https://bit.ly/3VPDHRe

 

11.04. ✅ Em entrevista, Analista-Tributário da Receita Federal, Francisco Neuton alerta contribuintes para novas tentativas de golpe

✅ O Analista-Tributário da Receita Federal, Francisco Neuton foi entrevistado pelo programa Balanço Geral Ceará que alerta os contribuintes para novas tentativas de golpe. Na entrevista ao vivo, o Analista-Tributário Francisco Neuton ressalta que os contribuintes devem ficar atentos a investida dos criminosos que se aproveitam do período de preenchimento e envio da Declaração de Imposto de Renda para enviar mensagens de fraude que, geralmente contém um link e ou um arquivo em anexo.

Saiba mais https://bit.ly/3UdZHE4

 

11.04. ✅ Analista-Tributário, Agente da RFB em Poços de Caldas participa de reunião na IF Sul de Minas para discutir ações do Núcleo de Apoio Fiscal

✅ No último dia 5, foi realizada no Instituto Federal Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Campus Poços de Caldas/MG, uma reunião para alinhar as atividades do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF). Participaram do encontro o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves; o Analista-Tributário e agente da Receita Federal em Poços de Caldas, Vitor de Castro Braga e os professores Thiago Marçal e Ana Cristina Campos Prado.

Saiba mais https://bit.ly/3PZ82ZE

 

11.04. ✅ Analista-Tributária, Agente da RFB em Registro/SP concede entrevista para esclarecer contribuintes sobre a declaração do Imposto de Renda

✅ A Analista-Tributário e agente da Receita Federal em Registro/SP, Lúcia Menezes concedeu entrevista ao vivo para a Rádio Registro (99.1 FM) no último dia 9. Na entrevista, a Analista-Tributária da Receita Federal prestou esclarecimentos aos ouvintes quantos aos prazos e demais informações relativas à entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) de 2024.

Saiba mais https://bit.ly/3xA6f7d

 

11.04. ✅  Sindireceita debate PEC Social em reunião com a Associação dos Magistrados Brasileiros

✅ A convite do Instituto MOSAP, a secretária geral da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, Iêda Miranda, e a diretora de Aposentados e Pensionistas, Marlene Cambraia, participaram nesta terça-feira, dia 9, de reunião na sede da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em Brasília/DF, com o intuito de obter apoio para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06/2024, conhecida como PEC Social. O texto, de autoria do deputado federal Cléber Verde (MDB-MA), tramita atualmente na Câmara dos Deputados.

Saiba mais: https://bit.ly/3TXDYyK

 

11.04. ✅ Analista-Tributária ministra palestra sobre a destinação do Imposto de Renda hoje (11/04) em Salto/SP

✅ A Analista-Tributária representante regional da equipe de Cidadania Fiscal na Superintendência da Receita Federal na 8ª Região Fiscal, Mirtes de Fátima dos Santos ministrará palestra na tarde de hoje, dia 11, para alunos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) em Salto/SP, sobre a Destinação do Imposto de Renda.

Saiba mais: https://bit.ly/4awrbuv

 

11.04. ✅ DIRPF 2024: Analista-Tributário esclarece dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda

✅ O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB), Aguinaldo de Souza, esclareceu dúvidas sobre a Declaração do IRPF/2024 na edição desta quarta-feira, dia 10, do telejornal Bom dia RN, afiliada da Rede Globo para o estado do Rio Grande do Norte.

Saiba mais: https://bit.ly/3TMWF8g

 

11.04. ✅ Em entrevista, Analista-Tributário esclarece dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda

✅ Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB), Fernando Santos, participou no dia 1° de abril, do telejornal NT Vale, da TV Vale do Paraíba (Pindamonhangaba/SP), para esclarecer dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda de 2024.

Saiba mais: https://bit.ly/43Trflg

 

11.04. ✅ Analista-Tributário participa da Caravana Federativa do Governo Federal em João Pessoa/PB

✅ O Analista-Tributário Weber Fadel, representante do Sistema de Assessoramento para Assuntos Federativos (SASF), em exercício na Coordenação-Geral de Atendimento (Cogea), participou entre os dias 4 e 5 de abril, da 7ª Caravana Federativa do Governo Federal, que ocorreu nem João Pessoa/PB.

Saiba mais: https://bit.ly/4cV84LY

 

12.04. ✅ Analista-Tributário participa do lançamento da campanha “Leão Amigo do Idoso e da Criança” para destinação do IR para os fundos municipais em Sinop/MT

✅ O Analista-Tributário, Rodrigo Grotti representou a Receita Federal em Sinop/MT no lançamento da campanha “Leão Amigo do Idoso e da Criança”. O evento reuniu contadores, empresários e diversos representantes de instituições beneficiadas pelos recursos dos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FIA) e do Idoso (FDI), na última quarta-feira, dia 10, na Câmara Municipal.

Saiba mais https://bit.ly/3UgjG43

 

12.04. ✅ Sindireceita participa de reunião do Fonasefe sobre mobilização e proposta de acordo encaminhada pelo governo

✅ O diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindireceita, Odair Ambrósio, participou na manhã desta sexta-feira, dia 12, de reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Realizado virtualmente, por meio da plataforma Zoom, o encontro discutiu a organização da Marcha dos Servidores Públicos Federais em Brasília e a proposta de acordo encaminhada pelo governo federal na última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), ocorrida nesta semana.

Saiba mais: https://bit.ly/49tW4hO

 

12.04. ✅ Analista-Tributária em Erechim/RS concede entrevista e destaca as ações da Receita Federal

✅ A Analista-Tributária e coordenadora de Cidadania Fiscal da Receita Federal em Erechim/RS, Neiva Isabel Barbieri participou ontem, dia 11, do Programa Painel da TV Erechim. Na entrevista, a Analista-Tributária da Receita Federal prestou esclarecimentos quantos as ações da Receita Federal nas mais diversas áreas.

Saiba mais https://bit.ly/3TTL2MV

 

12.04. ✅ Sindireceita participa de Sessão Solene em homenagem ao deputado federal André Figueiredo

✅ O presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, Thales Freitas, e a Analista-Tributária e ex-presidenta do Sindicato, Silvia Felismino, participaram na noite desta quinta-feira, dia 11, de Sessão Solene em homenagem ao deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). Na oportunidade, o parlamentar foi agraciado com a Medalha Boticário Ferreira. O evento ocorreu no Plenário Fausto Arruda, na Câmara Municipal de Fortaleza, no estado do Ceará.

Saiba mais: https://bit.ly/3vHgZjI

 

12.04. ✅ Esclarecimentos da Benevix aos usuários de planos de saúde

✅ A empresa Benevix, administradora de benefícios, emitiu um comunicado aos usuários de planos de saúde empresariais da Unimed Vitória, reforçando que o acordo e os contratos seguem vigentes. A administradora também destaca na mensagem os contatos da Central de Atendimento para quaisquer esclarecimentos
(0800 606 7272), de segunda à sexta-feira das 8h às 18h.

Saiba mais https://bit.ly/3vP1F4q

 

12.04. ✅ ATRFB Luciano Reinbolt concede entrevista sobre Declaração do IRPF ao Programa Cidade Agora

✅ O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB), Luciano Reinbolt, concedeu entrevista ao Programa Cidade Agora, da TV Cidade Teresópolis/RJ - Canal 9, nesta terça-feira, dia 9. Na ocasião, o ATRFB apresentou diversos esclarecimentos sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), que deve ser entregue obrigatoriamente até o dia 31 de maio de 2024.

Saiba mais: https://bit.ly/3Jfa4RO

 

NOTÍCIAS DE ADUANA

08.04. ✅ Atuação dos Analistas-Tributários em portos e aeroportos é retratada em reportagem do Fantástico sobre tráfico internacional de drogas

Saiba mais: https://bit.ly/4cLVHSB

 

11.04. ✅ Operação Zero Um: Analistas-Tributários atuam em operação de combate ao contrabando em São Paulo

Saiba mais: https://bit.ly/43X9GkD

 

11.04. ✅ Aduana: Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na retenção de mercadorias irregulares avaliadas em R$115 mil no Paraná

Saiba mais: https://bit.ly/3VRUS4v