O avanço tecnológico tem promovido grandes transformações na economia e no mercado de trabalho mundial. A automação de atividades rotineiras já é uma realidade no setor privado e na Administração Pública brasileira, gerando impactos em diversas instituições, entre elas, a Receita Federal do Brasil (RFB). É neste cenário, onde o melhor aproveitamento da capacidade intelectual dos servidores do órgão tornou-se imperativo, que o Sindireceita desenvolveu o projeto Universidade AT. A iniciativa é realizada em parceria com as melhores instituições acadêmicas do país e com a própria RFB, possibilitando aos Analistas-Tributários filiados e seus dependentes acesso à formação profissional continuada e aprimoramento de conhecimentos e habilidades da categoria para a execução de suas atividades no âmbito da Administração Tributária e Aduaneira da União.

sindi home 3png

Atualmente a Universidade AT conta com três instituições de ensino parceiras na oferta de cursos para a categoria: a Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF). Confira abaixo mais detalhes e em caso de dúvidas e necessidade de outras informações envie e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

capelo Universidade AT e PUC-Minas

sindi home 3png

A parceria viabilizou a oferta, a partir de fevereiro de 2019, dos cursos de pós-graduação Lato Sensu Direito Tributário e Aduaneiro e Ciências de Dados e Big Data, na modalidade de Ensino a Distância (EAD). A pós-graduação Lato Sensu em Direito Tributário e Aduaneiro já formou mais de 200 Analistas-Tributários e conta com outras 200 vagas adquiridas pela Receita Federal para oferta aos seus servidores. O sucesso do curso fez com que a formação passasse a integrar a grade de oferta regular da PUC Minas e, desde 2018, o Sindireceita se consolidou como um “Parceiro na Educação” da universidade. Como resultado, todos os cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela PUC Minas na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e muitos presenciais estão disponíveis aos filiados Sindicato e seus dependentes com descontos de até 20%. São mais de 100 ofertas e as matrículas podem ser feitas a qualquer momento, conforme a programação da PUC Minas.

 

capelo Universidade AT e FURG

sindi home 3png

Formalizada em julho de 2019, a cooperação entre Sindireceita e FURG viabilizou a oferta de pós-graduação Lato Sensu em Ciência de Dados e Big Data, na modalidade EAD. Mais de 200 vagas foram disponibilizadas aos filiados e seus dependentes neste curso, em cinco turmas do programa de pós-graduação, nas cidades de Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Curitiba/PR e Brasília/DF. A formação conta com aplicação de provas em polos presenciais, além de abordagem mais completa e possibilidade de nivelamento prévio dos alunos não familiarizados com o tema.

 

capelo Universidade AT e IDESF

sindi home 3png

A parceria entre Sindireceita e IDESF, firmada em 2019, tem por objetivo fornecer aos Analistas-Tributários filiados especialização em assuntos voltados para o dia a dia do cargo nas ações de fiscalização e controle aduaneiro. Neste ano, a Universidade AT já disponibilizou, via sorteio, 12 bolsas parciais de estudo na pós-graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras, em Foz do Iguaçu/PR, Cascavel/PR, Porto Alegre/RS e Campo Grande/MS. O curso é promovido e realizado pelo IDESF em parceria com a ESIC – Business & Marketing School, reconhecida como uma das 20 melhores escolas de negócios do mundo. A pós-graduação conta com um módulo internacional, que permite aos estudantes conhecer o funcionamento do controle de fronteiras em outro país. O Analista-Tributário que obtiver a maior nota avaliativa no curso será contemplado com uma bolsa integral oferecida pelo Sindireceita para a realização do módulo internacional.

 

capelo Revista Científica

Outra importante iniciativa do Sindicato realizada no âmbito da Universidade AT é a edição da Revista Científica do Sindireceita, que reúne artigos científicos produzidos pelos ATRFBs inscritos no Prêmio Analista-Tributário Rodrigo Ribeiro Thompson - Concurso de Artigos Científicos do Sindireceita. Este grande acervo de conhecimento reúne diversos estudos relacionados às áreas de competência e atuação dos servidores do cargo. A Revista Científica do Sindireceita está disponível para todos os filiados, à comunidade acadêmica, ao poder público e à sociedade civil como contribuição para o aprimoramento do Estado e construção de uma sociedade mais justa e próspera. Confira abaixo a primeira edição da publicação.