Mais Simples Mais Justo

Desenvolvido pelo Grupo de Estudos Tributários (GET) do Sindireceita, o projeto Mais Simples Mais Justo foi lançado em junho de 2019 e reúne estudos e propostas dos Analistas-Tributários visando contribuir para a melhoria do cenário econômico do país e para a proteção dos diretos da sociedade. Desde o seu lançamento, em junho de 2019, a iniciativa ganhou repercussão na imprensa e passou a ser debatida amplamente pelo Sindireceita junto aos parlamentares no Congresso Nacional e aos órgãos do poder Executivo. Entre as propostas já apresentadas no âmbito do projeto estão a defesa da ampliação da base de arrecadação para financiamento da Seguridade Social, mantendo o direito à aposentadoria a ao emprego formal no Brasil; correções no sistema tributário em prol da justiça fiscal; ações de combate à sonegação de impostos e à economia subterrânea; ajustes na tabela do Imposto de Renda para desonerar os contribuintes e simplificar as obrigações tributárias de milhares de empresas, entre outras medidas. Confira todas as publicações abaixo.

O projeto Mais Simples Mais Justo é uma construção coletiva e aberta. Colabore! Envie suas críticas e sugestões para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CADERNO Nº 01Capa caderno 1 Mais simples Mais justo

INTEGRAÇÃO DAS PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA PARA BENS E SERVIÇOS, RENDA E EMPREGO

A Reforma Tributária é um assunto complexo, sem fórmulas mágicas. É por isso que o Sindireceita propõe uma série de mudanças na legislação que, se tomadas em conjunto, podem transformar o nosso sistema tributário em algo mais simples, e mais justo para a sociedade brasileira. O Caderno 1 reúne todas essas medidas em uma visão ampla dessas políticas, assim como a reunião das projeções para o futuro.

Download do Caderno nº 01

Capa caderno 2 Mais simples Mais justo

CADERNO Nº 02

TRIBUTAÇÃO DA RENDA

Lamentavelmente o Brasil ainda não conseguiu entrar no século XXI. Mais do que criar uma agenda de retomada econômica, é preciso criar uma nova história, onde todos contribuam na medida de suas desigualdades, e a reforma tributária cumpre um papel central. É imprescindível que se ajuste a matriz tributária do Brasil, trazendo maior peso à tributação da renda e patrimônio em contrapartida da desoneração da atividade produtiva, do crédito, da circulação de bens e serviços e do emprego formal. Esse caderno mostra como podemos incentivar a recuperação do emprego formal, reavivar a indústria, e equilibrar os efeitos setoriais adversos.

Download do Caderno nº 02

Capa caderno 3 Mais simples Mais justo

CADERNO Nº 03

TRIBUTAÇÃO DA ECONOMIA SUBTERRÂNEA E DESONERAÇÃO DO EMPREGO FORMAL

Interessa ao debate da Reforma Tributária refletir sobre a necessidade da partilha de custos, e alcançar aqueles que não contribuem, premissas necessárias para a redução das desigualdades no país e reduzir a carga tributária daqueles que já contribuem. O número de pessoas vulneráveis que demandarão políticas assistenciais tende a aumentar as necessidades de financiamento da seguridade que, por outro lado, deveria ter impacto menor entre os mais pobres, além de contribuir para desonerar os postos de trabalho formais.

Download do Caderno nº 03

Capa caderno 4 Mais simples Mais justo

CADERNO Nº 04

DIAGNÓSTICO DO TRABALHO NO BRASIL

Traçando um diagnóstico mais preciso do trabalho no Brasil, construímos uma metodologia diferente. O que encontramos é uma taxa real de desemprego da ordem de 25,46%, praticamente o dobro da taxa de desemprego oficial. Diante dos desafios que enfrentamos, é preciso dimensionar com mais precisão a quantidade e a qualidade da ocupação dos brasileiros e, mais importante, verificar qual a dimensão real da exclusão e da precariedade. Este diagnóstico é fundamental para a tomada de decisão dos agentes políticos e do Estado.

Download do Caderno nº 04