COGEP apresenta ao Sindireceita conclusões iniciais do mapeamento de processos de trabalho da Receita Federal

"attachment_72230" align="aligncenter" width="570"]reuniao_analise_atribuicoes (4) O chefe da Divisão de Legislação de Processos (Dilep), Paulo Faria Marques, em apresentação das conclusões iniciais do mapeamento de processos de trabalho da Receita Federal do Brasil

O Sindireceita, representado pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Thales Freitas, e pelo diretor de Comunicação, Breno Rocha, participou nessa sexta-feira, dia 10, da reunião com representantes da Receita Federal, em Brasília/DF. O coordenador-geral de Gestão de Pessoas da Receita, Francisco Lessa e o chefe da Divisão de Legislação de Processos (Dilep), Paulo Faria Marques, apresentaram as conclusões iniciais do mapeamento de processos de trabalho da Receita Federal do Brasil, realizado de acordo com o que determina a Portaria da RFB nº 2.226/2014, que fixa a metodologia para análise e mapeamento das competências no âmbito da RFB. A reunião também contou com a presença do subsecretário de Gestão Corporativa (SUCOR) da RFB, Marcelo de Melo Souza, da Coordenadora da Coordenação de Administração de Pessoas (COAP), Mônica Hellen Mesquita e de representantes da Dilep, Viviam Viera de Macedo e Kesia Okada.

"attachment_72228" align="aligncenter" width="570"]reuniao_analise_atribuicoes (2) O subsecretário de Gestão Corporativa da RFB, Marcelo de Melo Souza, disse que o mapeamento de cada processo de trabalho será realizado no âmbito de cada coordenação das subsecretarias

O subsecretário de Gestão Corporativa da RFB, Marcelo de Melo Souza, fez a abertura da apresentação, salientando a importância da participação das entidades sindicais sem, contudo, conseguir informar a forma efetiva de contribuição, posto que todo o trabalho de mapeamento dos processos de trabalho tem sido conduzido integralmente no âmbito interno do Órgão. Ao ser questionado pelo diretor Jurídico Thales Freitas se os questionamentos das entidades sindicais seriam levadas em consideração, Marcelo de Melo limitou-se a informar que caso alguma entidade sindical venha discordar da conclusão de determinado processo de trabalho, poderá questionar o órgão que se prontificará analisar.

"attachment_72229" align="aligncenter" width="570"]reuniao_analise_atribuicoes (3) Até o momento apenas a SUCOR apresentou mapeamento concluído

Marcelo de Melo Souza destacou também que o mapeamento de cada processo de trabalho será realizado no âmbito de cada coordenação das  subsecretarias, acompanhado pela Coordenação–Geral de Planejamento, Organização e Avaliação (COPAV) e validado pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (COGEP). Até o momento apenas a SUCOR apresentou mapeamento concluído.

Dando continuidade à apresentação, o coordenador-geral de Gestão de Pessoas da Receita, Francisco Lessa informou que o corpo funcional da RFB conta atualmente com 127 cargos, mas que aproximadamente 94% desse recurso humano pertence a apenas 17 cargos distintos. Em virtude disso, o mapeamento dos processos de trabalho deverá se voltar apenas aos citados 17 cargos. “Os demais 110 cargos deverão ser tratados pontualmente”, afirmou Lessa.