Analista-Tributário aposentado da DS Porto Velho concede entrevista ao vivo a Rede TV  e responde a perguntas dos telespectadores

O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB) aposentado, Francisco Pinto, da Delegacia Sindical de Porto Velho, nesta quinta-feira (29/03), concedeu entrevista ao vivo ao programa “Toda Manhã”, com a apresentadora Emilli Sousa, da Rede TV de Porto Velho, estado de Rondônia.

O entrevistado prestou esclarecimentos sobre as novidades do programa do IRPF para o ano de 2018, as situações que obrigam o cidadão a declarar neste ano e como saber a melhor opção, ou seja, com os descontos legais ou com o desconto simplificado. Ele falou também sobre dependentes legais, pensão alimentícia, prazo de entrega da declaração, e incentivou as doações em favor do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA.

Assim como deu-se em 2017, Francisco Pinto respondeu a várias perguntas tanto da apresentadora quanto do público, esclareceu ainda sobre os rendimentos tributáveis, isentos e não e de tributação exclusiva na fonte, disse que o que pode e o que não pode ser deduzido do imposto, e orientou como evitar cair na “Malha Fina”. “O cidadão deve se certificar de que está declarando todos os rendimentos, inclusive do dependente, e só incluir como dedução o que é permitido pela legislação”, disse.

Ainda na semana passada, o filiado, que também é Secretário de Finanças da DS Porto Velho, concedeu entrevista ao programa “Revistas Justiça”, da Rádio Justiça (STF), com o apresentador Sérgio Duarte, também sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física de 2018.