Falando com o Leitor

Um novo tempo

A recente criação da Central do Servidor Público em Brasília, reunindo cerca de 50 entidades de servidores públicos municipais, estaduais e federais é um passo histórico para o funcionalismo público e para a luta em favor da preservação do estado brasileiro e do serviço público que deve ser prestado à população.
A nova entidade coloca, pela primeira vez na história do País, a categoria como força política apta a discutir a política do Estado para o serviço público, os direitos e deveres de cada servidor.
É hora de acabar com as filiações a outras centrais sindicais que, embora tenham cumprido importante papel na vida nacional e até mesmo em defesa dos direitos dos trabalhadores de forma geral, nunca tiveram interesse ou capacitação para discutir o serviço público. Agora é o momento certo para repensarmos nossa participação e alianças com outras centrais sindicais.
Não estamos aqui preocupados unicamente com a defesa dos direitos adquiridos que estão sendo ameaçados pela reforma da Previdência. Nossa central já nasce com uma missão muito maior e de grande relevância, não só para o servidor público, mas para toda a população brasileira.
Queremos. Precisamos. Exigimos, que o governo do Partido dos Trabalhadores, o primeiro realmente de esquerda desde o fim da era militar, aplique os princípios democráticos que defendeu durante toda a sua existência e abra com os servidores públicos brasileiros uma linha de negociação real. Queremos finalmente, poder opinar sobre nosso papel e sobre as políticas corretas para atender a sociedade nacional.
Queremos, enfim deixar de ser meros cumpridores de ordens e passar a ajudar no processo de pensar o Estado e a máquina do serviço público.
Não devemos deixar que o governo continue a usar a desgastada estratégia de culpar os servidores por todas as mazelas do País.
Chega! Basta!
Vamos discutir a nova central e aproveitar o momento em que toda a sociedade vê que nossa categoria mais uma vez está sendo usada como bode expiatório dos problemas nacionais. Vamos mostrar que temos força, consciência, capacidade e competência para ajudar os governos brasileiros a gerir e melhorar o serviço público nacional.
Bem vinda Central do Servidor Público.