Personalidade

PERSONALIDADE

JOSÉ CESARO NASCIMENTO

Goiano de Anápolis, 66 anos, casado há 35 com Vanilda Nascimento, quatro filhos e dois netos. José Cesaro, quando tem oportunidade, se arrisca na arte culinária. Ele sabe fazer uma deliciosa macarronada, mas confessa que gosta mesmo é do frango caipira preparado por sua querida Vanilda.
Não dispensa acompanhar pela TV uma partida do São Paulo, do qual é um torcedor entusiasmado. Mas também dedica atenção especial ao Goiás e às partidas de basquete e vôlei.
Deixando de lado o perfil ameno e doméstico, o currículo funcional deste goiano é invejável. Ainda jovem trabalhou em São Paulo, na Indústria Atlas, subsidiária do Grupo Votorantim. Não demorou, retornou ao planalto e veio direto para Brasília, onde iniciou a carreira no serviço público na Novacap.
Em 1962 ingressou no Ministério da Fazenda, sendo lotado na Diretoria de Despesa Pública, um setor equivalente à atual Secretaria de Orçamento e Gestão do Ministério do Planejamento. Com apenas três anos no Ministério, José Cesaro já ocupava a Chefia da Despesa Pública. Não passou muito tempo para que se destacasse e fosse designado por Ato Presidencial para ser o Delegado Fiscal do Tesouro Nacional no estado de Mato Grosso. Na terra do jacaré e do pantanal, trabalhou por um ano e meio, voltando para o Goiás em 1970.
Já em Goiânia, 1974, é designado Delegado do Ministério da Fazenda. Cinco anos depois é transferido para a capital federal para assumir a Diretoria do Departamento Administrativo do Serviço Público DASP, onde, no período de 1982 a 1985, foi Secretário de Planejamento.
Em 1985 é lotado na Secretaria da Receita Federal, na Assessoria da Superintendência da 1ª Região Fiscal. Numa corrida quase meteórica, em apenas seis meses, José Cesaro já chefiava a Superintendência Administrativa da Receita Federal. Foi nesse período que em diversas oportunidades foi responsável pelo expediente da Superintendência, onde permaneceu até se aposentar, em 1991. "Em algumas vezes respondia pelo Superintendente Ailê José Kausmann", afirma.
Por sua brilhante trajetória no Ministério da Fazenda, José Cesaro recebeu inúmeras premiações. "Foram muitas as portarias de elogio que recebi como funcionário exemplar", ressalta.
Na comemoração dos 35 anos da Secretaria da Receita Federal, realizada ano passado em Brasília, no Clube do Exército, o TRF foi agraciado com a medalha Mérito Funcional "Aurélio Costa Neto", instituída pelo SINDIRECEITA, em função dos relevantes serviços prestados à Instituição.
Já o engajamento sindical teve início em 1997. "Atendendo o pedido da colega Ana Guedes comecei a dar plantão na Delegacia Sindical de Brasília esclarecendo as dúvidas dos colegas", disse.
Atualmente foi reeleito, a pedido da plenária do VIII Congresso Nacional dos Técnicos da Receita Federal, realizado em Belém, a vaga de suplente no Conselho de Ética e Disciplina do SINDIRECEITA.
Por sua atuação profissional José Cesaro ainda acumula o título de Cidadão Honorário dos municípios de Catalão, Jataí, Santa Helena e Ipameri, em função dos serviços prestados ao estado de Goiás, quando foi Delegado do Ministério da Fazenda.