Falando com o leitor

FALANDO COM O LEITOR

Março, será um mês de definições para os Técnicos da Receita Federal. O prazo para que o governo nos dê uma resposta foi prorrogado até o fim desse mês. A prorrogação foi mais uma prova de nossa disposição em negociar. Atendemos a tudo que nos foi solicitado. Extrapolamos nossas atribuições, nos esforçamos e conseguimos manter o crescimento da arrecadação, apesar das constantes perdas e das injustiças cometidas contra a categoria. Não podemos mais ser ignorados. Exigimos reajuste salarial já.
As perdas salariais da categoria são um prejuízo não apenas para o Técnico. A desvalorização de nossa carreira traz reflexos negativos a toda sociedade. Nos últimos anos, mais de quatro mil Técnicos deixaram a Receita Federal. O desaparelhamento de uma instituição como a Receita Federal abre caminho para o crime organizado. A cada Técnico que deixa o cargo é criado um novo espaço para que contrabandistas, sonegadores e mesmo traficantes de armas e drogas ampliem sua atuação no País. Ocupamos uma posição estratégica na sociedade brasileira. Estamos expostos a risco e, mesmo desvalorizados pelo governo, damos provas constantes de nossa eficiência.
Técnicos da Receita Federal foram condecorados pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) por sua atuação no combate ao narcotráfico. Nossa atuação nas fronteiras do Centro-Oeste e Norte ajuda a combater crimes ecológicos. Somos nós que fiscalizamos os rios da Bacia Amazônica, coibindo inclusive a biopirataria, uma nova atribuição. Temos atuação reconhecida no combate a pirataria, crime que gera um prejuízo anual superior a R$ 1 bilhão. Por tudo isso, temos que ser valorizados.
Todo esforço foi empreendido na formação de uma base parlamentar sólida, para que nossa luta não ficasse restrita aos corredores da Secretaria da Receita Federal, delegacias e pontos de fiscalização espalhados pelo País. Mostramos ao País quem é, e qual a contribuição do Técnico da Receita Federal para a formação de um Brasil mais justo.
Março também marca uma nova etapa na luta contra a cobrança dos aposentados. A edição da MP que regulamenta a cobrança dos aposentados será duramente combatida na Justiça. Temos outras ações em andamento. Continuamos nosso trabalho para regulamentar o porte de arma funcional para os Técnicos.
Esse mês também vamos nos reunir em Brasília para mais uma reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE). Na pauta serão debatidas as estratégias de mobilização e a atuação do SINDIRECEITA na defesa dos interesses da categoria.
Continuamos nosso trabalho. Mas para que tenhamos o sucesso desejado por todos, temos que nos manter unidos e alertas. Não podemos nos dispersar, e dividir nossa força. O momento é de fortalecimento. Temos um ano inteiro pela frente. Um ano que será marcado por lutas e por vitórias.

Reynaldo Velasco Puggi
Presidente do Sindireceita