Personalidade

PERSONALIDADE
ANA JOSÉ SANTANA GUEDES

Um leve sorriso no rosto e a simplicidade sofisticada são marcas registradas de Ana José Santana Guedes. As marcas de expressão são sinais dos quase 30 anos de serviços prestados à Secretaria da Receita Federal.
Aos 70 anos, Ana conta que presenciou grandes transformações tanto na SRF quanto na rotina do país. Natural de Arraias/GO, essa viúva, mãe de três filhos, e avó de cinco netos, veio para Brasília em 1959, época em que o grande sonho de Juscelino Kubstchek se tornava realidade. “Chegamos no avião Cruzeiro Azul. Foi difícil, mas ajudei a construir a Capital Federal”, lembra Ana.
Graduada em Arquivologia, ingressou na Receita Federal em 1963, como escrevente e datilografa. Mais tarde, foi transferida para agente administrativa. Em seguida passou a ser Técnica de Atividade Tributária. Servidora exemplar, Ana Guedes lutou e presenciou duas grandes mudanças na SRF. A criação do cargo de Técnico do Tesouro Nacional, que foi reestruturado e tornou-se Técnico da Receita Federal. “Presenciei os principais processos de evolução dos servidores da SRF. Lutamos muito, íamos de gabinete a gabinete pedir apoio aos parlamentares. Quando saiu a reestruturação foi maravilhoso, senti que a missão estava cumprida”.
Dona Ana aposentou-se em 1991. Apaixonada pelo Serviço Público não abriu mão de continuar comparecendo ao trabalho. “Sou de uma época que não tinha aparatos tecnológicos. Fazíamos mapas de arrecadação a mão. Para trabalhar no serviço público tinha que ser apaixonado”, diz.
Vaidosa, Ana não dispensa uma boa caminhada e as aulas de hidroginástica. Nas horas vagas, gosta de assistir telejornal e se arrisca nas artes gastronômicas. Seus netos são os maiores fãs. Segundo a amiga e Técnica da Receita Federal, Magda Alves, quem participa de alguma refeição na casa de Ana só tem uma saída, virar freguês.
Admiradora de culturas estrangeiras, Dona Ana já conheceu quase toda Europa e diversos estados dos Estados Unidos. Católica praticante, Ana não dispensa às missas aos sábados e nem as reuniões do grupo do Neocatecomenato. Nas viagens, a maior emoção foi ver o túmulo de Jesus, em Jerusalém.
Ana Guedes se classifica como uma ativista da categoria. Com a aposentadoria, teve mais tempo para auxiliar o Sindicato. Ela não esconde que é uma espécie de “relações públicas”, sempre informando e conclamando os colegas de Brasília a participarem das atividades do SINDIRECEITA. Entre os eventos da categoria que mais gosta estão os coquetéis, onde reencontra grandes companheiros e mostra que é uma verdadeira pé de valsa.
Para o futuro, Ana Guedes espera ver os netos formados e conhecer a quarta geração. Para os Técnicos, ela espera ver em breve a revisão da tabela, que mais do que um reajuste é a valorização, o reconhecimento, de uma categoria que mais do que recolher impostos, recolhe o bem estar social.