Crônica

Crônica
Dia do Trabalho

A data internacional surgiu após protestos e mortes de operários
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

No Brasil
Em 1894, um grupo foi preso por tentar comemorar o Dia do Trabalho. Somente um ano depois, ocorreu realmente a primeira comemoração da data no país, que foi organizada pelo Centro Socialista de Santos, em São Paulo.
Depois dessa data, várias greves tiveram início em 1º de maio, e foi no Dia do Trabalho. Mais tarde em 1940,  Getúlio Vargas, que era o presidente do Brasil na época, criou o salário mínimo no país, com o valor de 240 mil réis. O valor foi estipulado a partir de cálculos que incluíam os gastos de uma família com as contas de alimentação, moradia, vestuário, higiene e transporte do trabalhador.  Foi um marco para os trabalhadores. 
Um ano depois, em 1.º de maio de 1941, foi criada a Justiça do Trabalho e em seguida os direitos trabalhistas.

Hoje
Atualmente os trabalhadores de todo o mundo vivem um momento de intensa movimentação e angustia. Os direitos são constantemente ameaçados com propostas de “flexibilização”. A história comprova que não há como ser reconhecido sem luta e mobilização. Foi assim que se instituiu o dia 1º de Maio como o Dia do Trabalhador e foi dessa forma que surgiram as conquistas mais importantes como redução na jornada de trabalho e o salário mínimo.