Aposentados e pensionistas devem receber GIFA integral no salário de abril

Aposentados e pensionistas devem receber GIFA integral no salário de abril

Aposentados e pensionistas filiados ao Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (SINDIRECEITA) poderão, a partir de abril - salário pago no segundo dia útil de maio - receber a parcela integral da Gratificação por Incentivo a Arrecadação Fiscal (GIFA). A direção do SINDIRECEITA está mantendo contato direto com a Coordenação Geral de Recursos Humanos da Secretaria da Receita Federal (SRF) para que o pagamento saia o mais rápido possível. A SRF já foi notificada pela Justiça para que faça o pagamento da parcela de gratificação em igual percentual ao de ativos. O pagamento integral da GIFA só não foi efetuado ainda porque a SRF tem um prazo de 30 dias para recorrer da decisão. A SRF encaminhou a notificação para Advocacia Geral da União (AGU), que deve apresentar recurso a liminar concedida ao sindicato nas próximas semanas.
O SINDIRECEITA foi o primeiro sindicato a conseguir na Justiça liminar favorável ao pagamento integral da GIFA. O trabalho agora, segundo presidente da DEN, Paulo Antenor de Oliveira, é corrigir o mais rápido possível essa injustiça. O Sindireceita protocolou Mandado de Segurança com o objetivo de garantir a paridade aos aposentados e pensionistas filiados em relação ao recebimento da GIFA. O processo foi ajuizado em 16 de dezembro de 2004. Em 17 de janeiro, o juiz decidiu que somente apreciaria o pedido de liminar após as informações das autoridades coatoras (Administração). O processo teve acompanhamento diário por parte da Diretoria de Assuntos Jurídicos (DAJ/DEN), através da Diretora Doralice Perrone, que é aposentada.
O Juiz Federal Substituto da 6ª Vara/SJDF, Francisco Renato Codevila Pinheiro Filho, esclarece que: "Razão assiste ao Impetrante. A uma, porque, consoante jurisprudência acerca da GDAT, também paga aos Técnicos da Receita com lastro em percentual de produtividade, o não-pagamento aos aposentados e pensionistas do mesmo percentual concendido aos servidores da ativa gera uma situação de desigualdade, ferindo a regra inserto no 40, § 8 da Constituição Federal, que determina que sejam estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade."
Diz a sentença: "Diante do exposto, DEFIRO A LIMINAR para determinar à autoridade coatora que proceda, no mesmo percentual deferido aos servidores da ativa, ao pagamento da Gratificação de Incremento da Fiscalização e da Arrecadação - GIFA - aos aposentados e pensionistas filiados aos Sindicato/Impetrante."
O presidente do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira, comemorou a vitória da GIFA. Ele lembra que esta vitória deve ser festejada, mas a luta pela paridade e por Justiça Salarial continua. Paulo Antenor também repassou a decisão aos representantes do Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap). Na oportunidade, além de comunicar a vitória no Mandado de Segurança da GIFA, confirmou os compromissos do Sindireceita com os aposentados e pensionistas, não apenas com os Técnicos da Receita Federal, como também com os demais servidores. Neste sentido, informou que a entidade investirá muitos esforços na aprovação da PEC Paralela, bem como buscará outras medidas para recuperar a dignidade de nossos colegas aposentados e pensionistas.

Liminar é restrita aos aposentados e pensionistas filiados ao sindicato
A liminar foi proferida pelo MM. Juiz Federal Substituto da 6ª Vara /SJDF, que conferiu cunho restritivo ao pagamento da GIFA aos aposentados e pensionistas, ou seja, a decisão determina que o pagamento seja extensivo somente aos filiados. "(...) Diante do exposto, DEFIRO A LIMINAR para determinar que à autoridade coatora que proceda, no mesmo percentual deferido aos servidores da ativa, ao pagamento da Gratificação de Incremento da Fiscalização e da Arrecadação GIFA aos aposentados e pensionistas filiados ao Sindicato impetrante. Oficie-se, com urgência, para ciência e efetivo cumprimento"

Outras Ações

  • Denúncia junto a O.E.A.: O Sindireceita, através do Instituto MOSAP Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, denuncia a cobrança de Contribuição Social dos aposentados e pensionistas.
  • Atrasados da GDAT: O Sindireceita está fazendo gestão junto à COGRH-MF para o pagamento de valores remanescentes da GDAT para nossos aposentados e pensionistas.
  • Trabalho Parlamentar: A Diretoria Executiva Nacional está buscando alternativas para reduzir o impacto da Reforma Previdenciária. No momento, o principal foco é a aprovação da PEC Paralela.
  • Ações Judiciais: O Sindireceita pedirá sempre, nos processos judiciais, preferência de julgamento para os aposentados e pensionistas.
  • Comunicação: O aposentado e pensionista conta com veículo próprio de comunicação, que é o "Cadernos T" de veiculação mensal.
  • Inserção Digital: A partir de projeto piloto desenvolvido em São Paulo, será estendido projeto de inserção digital para os aposentados e pensionistas. O projeto prevê computadores em sede de Delegacias Sindicais com instrutores à disposição dos interessados.
  • Plenária Nacional de Aposentados: O Sindireceita está estudando a realização de Plenária Nacional de Aposentados, ainda no ano de 2005.
  • Enfim, estas são apenas algumas das medidas para o resgate da paridade e integralidade, mas sobretudo, da dignidade de nossos aposentados e pensionistas. Toda a direção do Sindireceita, da Diretoria Executiva Nacional aos Delegados, tem um real compromisso com aqueles que empenharam suas vidas inteiras pelo engrandecimento da Receita Federal e, esse compromisso nunca será posto em segundo plano.

  •