Personalidade

Maria José Capinam
Aos 77 anos de idade Maria José Capinam esbanja simpatia e bom humor. Nasceu em Salvador, cidade que ama e mora até hoje. No serviço público ela ingressou em 1954, na Rede Ferroviária Federal (RFF). Antes foi professora primária, mas logo percebeu que não tinha vocação. Somente em 1977 passou a fazer parte do quadro do Ministério da Fazenda. Durante anos no serviço público, Maria José fez amizades que são mantidas até hoje. "Acho que não sinto tanta saudade da época em que trabalhava porquê tenho a sensação de missão cumprida", conta. "E os amigos que fiz são os mesmos até hoje, sempre nos encontramos para descontrair", acrescenta.

Após a aposentadoria uma das atividades preferidas da colega passou a ser os encontros da terceira idade, onde começou a frequentar aula de canto. Amante do teatro ela possui mais duas paixões: cinema e música. O estilo de filme preferido é o Bang-Bang. E de música a Bossa Nova. Ela possui mais de 800 cds.

Rotina é uma palavra que não faz parte de seu vocabulário. Atualmente ela coordena um grupo de aposentados e pensionistas na Assefaz, que se reúne duas vezes por mês. Esse grupo promove campanhas de ações sociais. Em maio e junho, estarão arrecadando agasalhos e cobertores para pessoas carentes. Ela também é responsável por um informativo impresso, onde a cada mês desenvolve um tema de interesse dos aposentados.

A receita de felicidade de Maria José Capinam é simples: ser alegre, aproveitar a vida e fazer o bem sempre. Ela destaca a importância em ajudar o próximo sem querer nada em troca. " Estamos aqui para servir e jamais devemos pedir nada em troca", aconselha. Outro ponto forte da companheira TRF é a fé. Católica fervorosa, ela é devota de Santo Antônio e Nossa Senhora." Devemos ajudar os irmãos e acreditar em Deus sempre", aconselha. "E o resto é como diz a música do Zeca Pagodinho: Deixa a vida me levar, vida leva eu", conclui.