Guia da 3ª Idade / Dicas de bem viver / Humor

Humor


O sujeito chega em casa de madrugada, completamente bêbado, e começa a bater na porta, mas sua mulher não quer abrir:

– Abra a porta! Deixe-me entrar! Eu trouxe uma flor para a mulher mais bela do mundo! - grita o homem.

Sensibilizada por aquele romantismo, ela decide abrir a porta. O marido entra e se joga no sofá.

– Cadê a flor? - pergunta ela.

E ele retruca:

– E cadê a mulher mais bela do mundo?



Montado num trator, um fazendeiro se aproxima rapidamente de um motorista cujo carro está atolado num buraco cheio de lama.

– Tiro você daí por dez pratas - propõe o fazendeiro.

– Tudo bem – concorda o motorista.

Depois de embolsar o dinheiro, o fazendeiro diz:

– O seu é o décimo carro que salvo hoje.

– Nossa! - exclama o motorista, incrédulo. - quando é que você tem tempo de trabalhar sua terra? À noite?

– Não - responde o fazendeiro - À noite eu encho o buraco de água.



Em uma festa, a mulher, constrangida, diz ao marido:

– É a quarta vez que você se serve de torta. Não tem vergonha?

– Por que teria? Estou dizendo que é pra você.

Guia 3ª Idade


Livros
O Cadernos T selecionou dois bons títulos de livros. O primeiro, baseado na tese de doutorado da escritora americana Hazel Rowley, desmistifica a história, de certa forma polêmica, do casal de existencialistas Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. O segundo, do cronista João do Rio, é uma coletânea de contos que esboçam o perfil do Rio de Janeiro do início do século 20. Duas excelentes dicas!

Tête-à-Tête, editora Objetiva, 464 páginas, R$ 54,90
Autor: A americana Hazel Rowley dedica-se a Sarte e Simone de Beauvoir há quase três décadas. Sua tese de doutorado sobre o existencialismo baseia-se em uma entrevista que fez com a escritora.

Tema: A história da relação entre os escritores e filósofos existencialistas franceses Simone de Beauvoir (1905-1986) e Jean-Paul Sartre (1905-1980) e questões de interesse do grande público, como a defesa da liberdade de ter amantes, as viagens pelo mundo e o papel dos intelectuais.

Por que ler: A produção e a militância do casal que influenciou uma série de autores da segunda metade do século 20. É surpreendente como o livro explora aspectos da vida íntima do casal, desfazendo certas idealizações difundidas.

Preste Atenção: Nas cartas inéditas que também compõem esta biografia. Algumas delas foram vetadas pela filha adotiva de Sartre na versão européia. A edição brasileira baseia-se na americana, mais completa.

Vida Vertiginosa, editor Martins Fontes, 310 páginas, R$ 47,50.
Autor: O cronista, contista, romancista e dramaturgo João do Rio (1881-19) nasceu e morreu no Rio de Janeiro. Atuou intensamente na imprensa carioca. É autor de, entre outros: A Alma encantadora das Ruas, Dentro da Noite, Pall-Mall Rio de José Antônio José, Os Dias Passam.

Tema: Crônicas escritas entre 1905 e 1911 e publicadas nos jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nos 25 textos do livro com reportagem e entrevista encontram-se os mais diversos temas, como a chegada da era do automóvel, o direito ao voto feminino e a malandragem.

Por que ler: Um dos melhores cronistas brasileiros, João do Rio captou as transformações pelas quais o Rio de Janeiro passou no início do século 20. Seus textos descrevem magistralmente os costumes e a modernização da cidade.

Preste Atenção: Além do humor e da irreverência, no esforço por reportar sistematicamente a vida social carioca, segundo o autor, o material renderia uma obra maior que a de Balzac.

Com informações da revista Bravo!

Dicas de Saúde


Mortes por infarto podem ser evitadasAs chances de reverter um infarto agudo do miocárdio são de quase 100% se o atendimento for feito dentro de três horas. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 77 mil mortes por ano no Brasil poderiam ser evitadas se as pessoas soubessem diagnosticar os sintomas. Os cardiologistas alertam que pessoas com fatores de risco como colesterol alto, hipertensão e antecedentes familiares devem procurar socorro imediato ao sentir qualquer alteração.

Veja os fatores de risco para doenças cardíacas:

– Hereditariedade: quem tem casos de doenças cardiovasculares na família deve ter atenção redobrada com a saúde do coração.

– Colesterol elevado: o colesterol é um dos principais causadores de doenças cardiovasculares. Ele é o responsável pelo entupimento das artérias, resultando no que conhecemos por AVC, o acidente vascular cerebral.

– Hipertensão: doença silenciosa e perigosa. O aumento da pressão sobre o coração pode causar infarto, principalmente se estiver relacionada a outros fatores de risco.

– Diabetes: pesquisas mostram que a incidência de infartos é até 4 vezes maior em pessoas com histórico de diabetes.

– Estar acima do peso: excesso de gordura é um prato cheio para o aumento dos níveis de colesterol e triglicérides, inimigos da saúde do coração.

– Sedentarismo: praticar exercícios regularmente ajuda a fortalecer o coração. No entanto, a prática deve ser orientada pelo médico. O exercício irregular pode ser um gatilho para um infarto.

– Fumo: o cigarro provoca, entre outros males, insuficiência vascular periférica, ou má circulação.

– Homem acima dos 40 anos: as diferenças hormonais são um dos motivos porque os homens são mais suscetíveis ao infarto. Após os 40 anos, as chances aumentam.

– Mulheres na menopausa: neste período, a mulher sofre uma grande perda hormonal. Os hormônios estão relacionados à proteção das artérias contra o acúmulo de gorduras.