Note Anote e Coisa & Tal

Reunião com o PFL

As entidades que compõem o Movimento em Defesa da Previdência Social e do Serviço Público, do qual o Sindtten é um dos fundadores, reuniram-se com o vice-líder do PFL, o Dep. Pauderney Tomaz Avelino à cabeceira da mesa. A pauta da reunião visava a apresentação de alternativas à reforma da Previdência.
Ao final do encontro, o vice-líder firmou compromisso com as entidades de agregar algumas das alternativas à proposta de emenda à Constituição do governo que o partido apresentaria ao Congresso Nacional. O texto apresentado foi um substitutivo global.
Após a reunião, as entidades se reuniram mais uma vez com o vice-líder  para a entrega da emenda ao 1° vice-líder da Câmara, o deputado Inocêncio de Oliveira (PFL-PE).

Olá colegas e demais componentes do Fórum Catarinense de Previdência

Desde a formação do Fórum Catarinense em defesa da previdência Soliária, os dias em Florianópolis ten sido agitados. O Fórum agrega várias entidades sindicais de todos os níveis do estado.  Foi estabelecido que o fórum trabalhará unido, dividindo tarefas e estando presente em todas os eventos e em todas as instâncias possíveis.
No dia 24 de junho aconteceu um debate na ALE com todos os deputados catarinenses com a presença da professora da Uerj, Laura Tavares, filha da Maria Conceição Tavares e o fórum esteve lá.
No dia 27 de junho houve um outro encontro do Fórum Parlamentar Catarinense ( bancada federal) no Centro de Convenções - Centrosul. Novamente os componentes do Fórum de Previdência, do qual o Sindtten é um dos componentes estiveam lá, fazendo seu trabalho.

Reunião no ministério da Fazenda

A Diretoria Executiva Nacional esteve reunida no dia 30 de maio, com o coordenador geral de Recursos Humanos do Ministério da Fazenda, dr. Celso Martins. A reunião tratou dos atrasados dos novos. O Coordenador informou que já foram autorizados os cálculos dos atrasados referente à aplicação da lei 10.593/2002, para a implantação no sistema para pagamento em exercícios anteriores. Após a elaboração dos cálculos, serão montados processos eletrônicos e encaminhados para as respectivas GRA/MF, para reconhecimento de dívida e pagamento.
A diretora de Assuntos Jurídicos, Daniella Góes de Araújo, informa que a referida despesa já foi autorizada pela lei 10.681 de 27/05/2003, publicada no DOU de 28/05/2003, e que está acompanhando diariamente a formalização dos procedimentos administrativos para o recebimento desses atrasados, no menor período de tempo possível.

Reunião na Casa Civil

O Subchefe de Coordenação
da Ação Governamental da Casa Civil (SAG), Luiz Alberto dos Santos, recebeu em audiência, no dia 28 de maio, o presidente do Sindtten. Esta foi a terceira reunião com o sub-chefe da SAG e a DEN levou a pauta de reivindicações da categoria TRF, aprovada pela AGNU em maio, tendo como ênfase à apresentação da tabela de remuneração do Técnico da Receita Federal. Estamos trabalhando a alteração da tabela.

Reunião no Senado

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN)  recebeu em seu gabinete  os representantes do Sindtten, quando  a  DEN apresentou ao senador os verdadeiros números da reforma da Previdência. Este encontro foi agendado pelos colegas da  DS de Natal, Honório Alves e Marcus Craveiro.

MÍDIA

REDE TV(1)
O presidente do Sindtten, Reynaldo Velasco Puggi, no dia 20 de maio participou do programa Notícias do Brasil, da Rede TV (transmitido em rede nacional das 7h às 7h30), comandado pelo jornalista Jefferson Ivanicska. Em sua participação, o presidente teceu comentários sobre a reforma tributária.
REDE TV(2)
O presidente concedeu, também, entrevista ao canal, analisando a reforma previdenciária. Durante o debate, Puggi afirmou que o sistema é superavitário e que as despesas com benefícios previdenciários do RGPS cresceram muito pouco frente ao PIB, com relação direta à recuperação do salário mínimo. Em 1997 era de 5,4% e em 2002 foi de 6,6%, sendo que a projeção para 2030 é 7,6% do PIB, algo perfeitamente coerente e aceitável. Com os servidores, o governo gastou 5,68% do PIB em 1995 e 5,55% em 2002, o que desmente o argumento de “desequilíbrio financeiro” (o que cresceu assustadoramente frente o PIB foi a carga tributária, para pagar juros). Outros pontos abordados foram as peculiaridades do servidor público e a mobilização do dia 11 de junho.

RÁDIO ELDORADO
Com intuito de informar a população sobre a reforma da Previdência, contestando os argumentos do governo, o Sindtten, participou, no dia 05 de junho, de entrevista a Rádio Eldorado AM 700Khz de São Paulo.

SITE COMUNIQUE-SE
Reynaldo Puggi participou, no dia 10, juntamente com  o diretor de comunicação social da Anfip, Rodrigo Possas, e a diretora de estudos técnicos da Unafisco, Izabel Vieira, de um chat do site “Comunique-se”, que durou mais de duas horas. No bate- papo, os representantes das entidades falaram a jornalistas da grande imprensa brasileira a respeito da paralisação dos servidores, que seria realizada no dia 11, e sobre uma exposição contra o modelo de reforma previdenciária apresentado pelo governo Lula. A entrevista coletiva  organizada pelo presidente do CEDS-SP, José Henrique, foi concorrida e certamente terá uma grande repercussão.

JORNAIS
Os jornais Folha de São Paulo e Valor Econômico, também abordaram a mobilização dos servidores e a atuação do Movimento em Defesa da Previdência Social e do Serviço Público.

RÁDIO JOVEM PAN
Em entrevista a Rádio Jovem Pan de São Paulo, Puggi abordou a mobilização dos servidores, a atuação do Movimento em Defesa da Previdência Social e do Serviço Público e apresentaou uma análise da proposta de reforma da previdência apresentada pelo governo.