Editorial

Vivemos atualmente  momentos distintos dentro da Receita Federal. Acabamos de comemorar os 35 anos dessa Instituição, que está entre as mais respeitadas do País. A prova dessa força foi a superação de uma crise interna que se arrastou por semanas, ganhou a atenção da mídia, mas que, pacificamente, foi encerrada sem abalar a credibilidade da SRF. Superamos um problema, mas ainda temos grandes desafios pela frente, que vamos enfrentar juntos e de cabeça erguida.
Estamos empreendendo todos os esforços e investimentos para garantir os nossos direitos, na luta  pela justa remuneração. Estamos desenvolvendo junto a Casa Civil, aos Ministérios do Planejamento, Fazenda e na Administração, duras discussões  visando encaminhar os pleitos da categoria, e assim, abrindo caminho para as questões urgentes e fundamentais que afligem os colegas.
A revisão da remuneração dos Técnicos é questão de Justiça Salarial, assim como a consolidação das nossas atribuições, o pagamento das diferenças salariais de exercícios anteriores, a solução para a vulnerabilidade dos sistemas informatizados da SRF, que tanto causam sobressalto e insegurança aos TRF.
Nesses meses também fortalecemos nossa presença no Congresso Nacional. Desde o governo de transição estamos ampliando os contatos com parlamentares, especialmente da base de sustentação do Governo, buscando atrai-los para nossa luta. Com ações fortes e precisas, esperamos restabelecer a correta remuneração do Técnico e uma justa relação remuneratória na Receita Federal.
Temos nos dedicado intensamente ao trabalho parlamentar, com a mobilização e apoio das bases, cientes das dificuldades dentro e fora da instituição, na árdua luta pela valorização do cargo de Técnico da Receita Federal. Hoje, o Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (Sindtten) trabalha em duas frentes. Internamente, o primeiro passo para o início das negociações foi dado. Conseguimos nos reunir com a alta direção do Ministério da Fazenda e temos ampliado nossa base parlamentar para a construção de uma proposta de justiça salarial. Começamos a debater, formalmente, a questão salarial com a Administração da Receita Federal. É o primeiro resultado concreto da nossa luta. Estamos no caminho certo.
Mas, este mês, além dos nossos compromissos voltados para a defesa dos interesses dos Técnicos, temos um encontro agendado. Um momento reservado para avaliação de nossa carreira e para podermos juntos ampliarmos os horizontes profissionais e pessoais. Como acontece a cada dois anos, vamos nos encontrar no VIII Congresso Brasileiro dos Técnicos da Receita Federal (CONBATTEN), que será realizado entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro, em Belém do Pará. Oportunamente o congresso tem como tema “Justiça Fiscal: A melhor receita para o Brasil”. Estaremos reunidos com personalidades como os professores Cláudio Salvadori Dedecca, Francisco Luiz Cazeiro Lopreato, que ao lado de um dos autores do programa de Renda Mínima no País, Antônio Maria da Silveira, vão enriquecer os debates sobre Justiça Fiscal no Brasil.
Outra boa notícia é a ampla reformulação feita em nossa revista Tributus. Além das alterações no projeto gráfico, fizemos uma reestruturação editorial. Com a mudança, nossa intenção é levar a todos vocês um conteúdo mais específico, voltado às necessidades e interesses da categoria. Tudo isso para que você leitor receba em casa uma nova revista, feita especialmente para os Técnicos da Receita Federal.
Desejo a todos uma boa leitura.

Reynaldo Velasco Puggi