A categoria TRF em destaque

O trabalho dos Técnicos da Receita Federal em portos, aeroportos e pontos de fronteira tem ocupado posição de destaque por representar significativa contribuição no combate ao crime organizado e na redução da demanda de drogas no País.
O desempenho de Técnicos que trabalham em Foz do Iguaçu-PR foi reconhecido pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em decorrência do elevado número de apreensões de drogas, armas e munições realizadas na fronteira com o Paraguai.
Em 2002, o colega Egídio Davies foi agraciado com o “Diploma de Mérito Pela Valorização da Vida”, em cerimônia no Palácio do Planalto. O título, instituído pela Senad, procura manifestar o reconhecimento do Estado a personalidades, instituições nacionais e estrangeiras por ações ou serviços que colaborem com a defesa da sociedade brasileira ante a ameaça das drogas.
Egídio ingressou na Receita Federal em 1993, além de fiscalizar as mercadorias que entram no País pela Ponte Internacional da Amizade, na divisa do Brasil com o Paraguai. Também trabalhou na Ponte Tancredo Neves, que liga o Brasil e a Argentina, e ao longo da BR 277. O TRF conta que chegou a fazer 27 apreensões de entorpecentes em apenas um mês. No total, contabilizando as apreensões realizadas em 10 anos prestados ao Fisco, foram cerca de 800 apreensões de drogas. “É uma luta constante, um trabalho de dedicação. Este reconhecimento é justo, isto é inegável. Eu preferiria até não ganhar do que não fazer apreensões”, declara.
O colega afirma que toma os devidos cuidados para não correr riscos de represália. “Foram anos de pesquisa e cursos operacionais”. Mas acredita que, pelo menos nessas operações, a liberação do porte de arma para os Técnicos seria muito importante.
Atualmente, Egídio não está no trabalho de campo. Contrariado, ele conta que há alguns meses foi remanejado e está fazendo o serviço burocrático, digitando manifesto de carga na Ponte Internacional da Amizade. “Na frente do computador não vou produzir, estou frustrado fazendo esse serviço”, desabafa.
Outro TRF, Eloi Luiz Winkelmann, se destacou e foi selecionado pela Senad por contribuir com a repreensão ao narcotráfico. Até março deste ano, Eloi trabalhou na área aduaneira. Segundo ele, o ritmo de trabalho na área de fronteira com o Paraguai é bastante intenso e os Técnicos da Receita Federal conseguem fiscalizar apenas 3% das mercadorias que passam diariamente no local porque há uma grande deficiência de pessoal na região. “O restante não é fiscalizado por falta de mão de obra e infra-estrutura”, afirmou. Em operações especiais na zona secundária (fora da área de fronteira), Eloi realizou aproximadamente 50 prisões de traficantes e apreendeu centenas de quilos de maconha e de cocaína, no período de quatro anos. Atualmente trabalha no Depósito de Mercadorias apreendidas em Foz do Iguaçu.
Na sua opinião, o fato de ter sido selecionado pela Senad “é importante porque representa a consideração por  um trabalho desgastante e perigoso”, afirma. Ele conta que, em certa ocasião, enfrentou a reação de traficantes que foram presos. Eloi e Egídio também realizaram grandes operações, como a prisão de assaltantes de banco que agiam na região. Eloi possui o porte de arma particular e, assim como Egídio, ressalta que é muito importante lutar pela liberação do porte de arma para a categoria. “A nível nacional as pessoas pensam que nosso trabalho é pacato, mas o nosso serviço é minucioso e complicado”, diz.