EDITORIAL
Ampliar nossa atuação

Há tempos, nós da DEN lutamos para extrapolar questões internas e ampliar nossa atuação, como forma de fortalecer a categoria. Essa estratégia se mostrou correta e eficiente. Hoje, o SINDIRECEITA é um sindicato muito mais atuante e participativo. Nossa relação com outras entidades também foi estreitada. Não podemos agir de forma isolada, especialmente quando enfrentamos problemas comuns.
Ampliamos nossa base de apoio no Congresso Nacional. Temos acompanhado de perto todos os movimentos relacionados às reformas sindical e trabalhista. E não se deixem iludir, somente através do diálogo constante, e da ampliação de nossa presença em setores estratégicos é que nos faremos ouvir. A via do radicalismo, da força e do individualismo, apesar de aparentemente mais fáceis, constituem as piores alternativas.
Façamos todos um esforço de compreensão do momento histórico atual. As ameaças aos nossos direitos não são pequenas, isoladas e nem nasceram da vontade de grupos políticos nacionais. Mesmo representantes históricos dos trabalhadores, como vários parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) têm se curvado a essas pressões, tamanha a força de grupos internacionais que difundem e trabalham para que haja uma verdadeira fragmentação dos movimentos de defesa dos trabalhadores.
E com a chegada do fim do ano também não resisto à necessidade de fazer um balanço dos últimos 12 meses. Conquistamos vitórias importantes como a criação da GIFA e a evolução na relação remuneratória. 2004 também ficou marcado por várias ações destinadas a qualificação de nossa carreira com a realização da 1ª Plenária Aduaneira, em São Paulo, a rodada de Seminários Regionais, que permitiu a reabertura do diálogo pela unificação das carreiras na SRF. Encerramos o ano com o Seminário Internacional "A Nova Administração Tributária Brasileira". Isso mostra o interesse e vocação da categoria pelo aprimoramento profissional. Esse é um caminho que com certeza será trilhado pela nova diretoria, que assume a DEN, a partir do próximo ano. Deixo a DEN, com a certeza que a nova diretoria fará todo esforço para tornar o SINDIRECEITA, cada dia mais, uma entidade a altura da categoria que representa. Desejo a todos da nova DEN, em especial ao meu companheiro e amigo, Paulo Antenor sucesso nessa nova jornada. Aos companheiros de todas as delegacias sindicais deixo aqui meus sinceros agradecimentos, e eterna admiração pela devoção com que todos trabalharam, nesses últimos anos pelo fortalecimento do cargo de Técnico da Receita Federal. Os últimos anos, que passei à frente da Direção Nacional do SINDIRECEITA fizeram aumentar o orgulho que sempre senti em servir à Secretaria da Receita Federal e principalmente orgulho em integrar tão honrosa categoria. A todos os Técnicos tenho apenas que expressar aqui minha gratidão pelo apoio dado, desde a minha eleição até o último dia de meu mandato à frente da DEN. Que 2005 seja um ano repleto de conquistas, profissionais e pessoais, a todos. Me despeço aqui, com a certeza de que fiz o meu melhor pela valorização da carreira Auditoria da Receita Federal. Tenham todos uma boa leitura. Desejo, por fim, um Feliz Natal e um novo ano de muitas realizações e felicidades.

Reynaldo Puggi
Presidente do Sindireceita