Sindireceita no Fórum Social Mundial

TRF Hugo Leonardo Duarte Costa Braga
O Fórum Social Mundial (FSM) de 2005, realizado de 26 de janeiro a 31 de janeiro, em Porto Alegre, foi marcado pela diversidade de público, etnias, culturas e atividades. Na abertura, foi realizada a tradicional “Marcha pela Paz”, onde participaram cerca de 200 mil pessoas. Membros da Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita, do Conselho de Delegacias Sindicais do Rio Grande do Sul, além de filiados da capital e do interior do estado, num total de 20 TRF, estiverem presentes na cerimônia. Os colegas também participaram das principais oficinas, uma delas promovida pelo Fórum Fisco e que abordou “A Nova Administração Tributária”. Apresentamos nossas propostas, que, com certeza, se implementadas, melhorarão em muito o desempenho funcional e institucional. Nessas oficinas mostramos que o Sindicato sempre está disposto a trabalhar em parceria, tem propostas sólidas, reais e não se furta ao bom debate. Nos debates, destaco a presença do deputado federal Walter Pinheiro e do sub-chefe de Ação Governamental da Casa Civil, Luiz Alberto dos Santos. O Sindireceita aproveitou a presença as autoridades para fazer diversos contatos, visando tanto os interesses da categoria como os da sociedade. Foi muito proveitoso porque as conversas foram mais tranqüilas, sem pressa, sem horário marcado, mais informais, onde foi possível nascer ótimas idéias. Serviu também como uma excelente oportunidade para mostrarmos que temos propostas concretas para melhorar a instituição Secretaria da Receita Federal. Trabalhamos para melhorar as condições funcionais dos TRF e para que tenhamos um órgão forte, ágil e competente.
Deixamos bem claro para todas as entidades que o Sindireceita não trabalha contra pleitos de outras categorias, mas sim nos esforçamos pela parceria, para que todos consigam atingir seus objetivos, o que, em última análise, engrandece e fortalece o funcionalismo público como um todo. No evento, trabalhamos consoante ao ambiente de paz e união dos povos que o FSM proporciona.
Aproveitamos o Fórum também para trocar experiências e sugestões com outras entidades e sindicatos, tanto de servidores públicos como de trabalhadores da iniciativa privada, nacionais e internacionais, no intuito de firmamos parcerias para as futuras lutas. Visualizamos que a globalização mundial também acontece em reformas que tentam suprimir direitos dos trabalhadores, e, se não tivermos sindicatos fortes e dispostos a trabalhar em conjunto, não poderemos fazer frente e combater essas propostas danosas.
O lema do Fórum Social Mundial foi que “outro mundo é possível”. Pois os TRF que participaram do evento não só discutiram esse tema, como o adaptaram ao nosso pequeno mundo: “que outra Receita Federal é possível?”. Tivemos o desafio de, a partir das discussões oriundas de um ambiente democrático e de igualdade, propor ações, montar uma agenda comum e incorporar diversas entidades. Nos contatos, tentamos convergir nossos interesses e ações, pois com persistência e trabalho alcançaremos nossos objetivos. Tecemos redes, que nos interligam, planejamos futuras ações e abrimos novos canais de comunicação para o futuro. Esse evento teve o mérito de, ao fragmentar as discussões em diversas oficinas, tornar-se mais propositivo, menos utópico e mais articulado entre as entidades. Ao encerrar, sentímos que as idéias, os projetos debatidos e os novos canais abertos, persistirão por muito tempo. As pessoas, sindicatos, ongs e associações que participaram do FSM com certeza abriram um novo horizonte em termos de idéias, ações e formas de relacionamento.

Hugo Leonardo Braga é diretor-adjunto de Finanças do Sindireceita