Sindicato Cidadão

Encerramos os primeiros seis meses de gestão dessa nova diretoria e é sempre bom parar e avaliar o trabalho desenvolvido, e principalmente as conquistas alcançadas. Também não podemos deixar de lado os objetivos que ainda pretendemos alcançar.

Os seis meses passados, mais uma vez, foram de conquistas importantes para toda a categoria. Continuamos consolidando uma trajetória de fortalecimento dos Técnicos da Receita Federal. Um bom exemplo desse trabalho foi mostrado no Seminário que realizamos em Foz do Iguaçu. Mais do que mostrar a importância da Receita Federal, conseguimos fazer com que nossas propostas fossem ouvidas. Elevamos o debate sobre o contrabando e a pirataria no País. Uma discussão que teve seu ponto alto na audiência em que fomos recebidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Essa aproximação com instâncias decisórias do governo é essencial para sermos ouvidos e, principalmente, contribuirmos no direcionamento das ações que fazem parte da nossa missão institucional. Para melhorar as condições de trabalho, reforçar nossa posição institucional e principalmente caminhar no reconhecimento merecido não podemos travar um debate que fique restrito apenas às questões corporativas. Precisamos continuar caminhando para a abertura do diálogo em todas as esferas do governo e com a sociedade civil. Só assim, mais do que apresentar nossas reivindicações poderemos mostrar a verdadeira face dos Técnicos da Receita Federal, uma categoria cuja a missão institucional está diretamente relacionada aos interesses do bem comum.

É um orgulho a todos do SINDIRECEITA e é motivo de orgulho a todo Técnico da Receita Federal ver sua entidade ser aclamada e reconhecida como um sindicato cidadão. Um sindicato que não reduz a sua atuação apenas às questões corporativistas e muito menos reduz sua natureza a ações de interesses menores. Somos sim um sindicato cidadão, não por mera conveniência, ou por oportunismo momentâneo. Somos um sindicato cidadão pela própria essência dos servidores que compõem essa entidade. Ser cidadão é ser atuante, é transpor a rotina de trabalho e buscar o bem comum. É superar todas as dificuldades para cumprir sua missão institucional e, principalmente, é enxergar na atuação de cada Técnico um trabalho que conduz à justiça fiscal. Isso nos torna um sindicato cidadão, e nossas ações e eventos são apenas o reflexo desse trabalho diário realizado por cada um dos mais de seis mil Técnicos da Receita Federal em todo o País.

Os próximos meses serão de imensos desafios. Temos pela frente mais um duro combate. Os Técnicos não admitem mais ser rotulados de “auxiliar” pelo auditor fiscal. Nossa luta é por uma carreira de verdade. O movimento de paralisações deflagrado na segunda quinzena de julho de 2005 é o marco inicial para exigir uma solução desse grave problema interno, que se tornará insustentável, caso o modelo de reestruturação proposto pelo governo na Medida Provisória 258 seja aprovado.

Conclamo os colegas para este enfrentamento, unidos e fortes.

Boa leitura a todos.

Paulo Antenor de Oliveira