Editorial

Mudanças e Renovação

Uma nova etapa começa agora para todos os servidores da Receita Federal do Brasil. Que esse novo momento na Administração Tributária brasileira fique marcado na história do País como um período em que práticas arcaicas, condutas inconsistentes e interesses menores foram deixados de lado em favor daquilo que realmente importa, o interesse público. É com esse espírito que os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil iniciam esse novo estágio.

A simples mudança de estrutura, por si só, obriga a uma releitura das relações e espaços a serem preenchidos, das normas e práticas diárias de convívio e da execução das tarefas cotidianas. Sabemos que resistências a essa nova realidade vão surgir, mas é preciso, especialmente nesse momento, ampliar o campo de visão e enxergar a longo prazo a dimensão das mudanças que estão ocorrendo. Esse tem sido o espírito de nossa categoria, que luta diariamente pelo reconhecimento de suas reais atribuições, que são a competência e a determinação de servir ao Estado.

Nessa edição da revista Tributus, além de apresentar alguns aspectos das mudanças ocorridas com a criação da Receita Federal do Brasil, também trazemos uma proposta de discussão para a Lei Orgânica do Fisco. 2007 também será um ano de intenso trabalho no Congresso Nacional que deve discutir temas de interesse de todos os servidores públicos e trabalhadores em geral como mostra o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, Rodrigo Rollemberg, um dos entrevistados nesta edição. O papel do Estado também é abordado em uma matéria sobre a atuação do Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro, outra iniciativa que tem a participação dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil.

Ainda fomos ouvir o senador Cristovam Buarque que pretende mobilizar o País com a campanha "Educação Já". Uma ação que conta com o apoio do Sindireceita.

Essa edição da Tributus revela um pouco do que deve ser o ano de 2007. Um ano de muitas mudanças e desafios que enfrentaremos.

Por fim, desejo a todos boa leitura e até a próxima edição.

Paulo Antenor de Oliveira
Presidente do Sindireceita.