Falando com o Leitor

Perspectivas de mudanças

Os últimos meses foram de intensa agitação na Receita Federal do Brasil (RFB). A falta de rumo, de orientação e as incertezas que tomaram conta do Órgão paralisaram setores essenciais ao País. Enquanto certos grupos lutavam internamente para ocupar espaços, o Sindireceita manteve a postura, que não é apenas da entidade sindical mas da categoria dos Analistas-Tributários, de criticar práticas nocivas à Instituição e, principalmente, de apresentar soluções para tantos problemas.

Em mais uma edição da revista TRIBUTU$, você, caro leitor, poderá comprovar algumas das ações que realizamos ao longo deste ano. Uma das principais iniciativas, que conta com amplo apoio dos Analistas-Tributários e do Sindireceita, é a Frente Parlamentar pela Modernização da Aduana Brasileira. Lançada no primeiro semestre deste ano, a Frente já conta com a adesão de mais de 200 deputados e senadores e tem por objetivo tornar mais eficiente a Aduana, reduzir o custo e o tempo para importação e exportação, além de ampliar a segurança em portos, aeroportos e pontos remotos por toda a fronteira seca.

A colaboração da categoria e o empenho dos parlamentares poderão resultar em mudanças significativas que eliminam barreiras burocráticas e ajudam na padronização de procedimentos, alem de contribuir para ampliar o comércio internacional. Nesta edição, você poderá conhecer também a rotina das Analistas-Tributárias que trabalham diariamente em pontos da Aduana brasileira.

O Sindireceita e os Analistas-Tributários também estão promovendo um amplo trabalho sobre a realidade nas unidades de atendimento ao contribuinte em todo o País. O projeto “Atendimento ao Cidadão: um estudo de percepções de servidores em exercício nas unidades de atendimento da Receita Federal do Brasil” foi elaborado por um Grupo de Trabalho (GT), formado por Analistas-Tributários, e tem por objetivo elaborar um diagnóstico com propostas concretas de solução aos sérios problemas existentes nas unidades de atendimento da RFB.

Assim, reunimos nesta edição uma parcela das ações que o Sindireceita e os Analistas-Tributários vêm realizando ao longo dos últimos meses e que mostram a importância do trabalho desses servidores que integram a carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil (ARF). Iniciativas que tem por objetivo apresentar soluções aos problemas graves que atingem a Instituição. Os projetos em andamento e o histórico de lutas também reforçam o nosso compromisso com a Receita Federal e com o País.

Boa leitura a todos.

Paulo Antenor de Oliveira