Programa de TV "Receita de Cidadania" em livro

Para o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, o livro é um exemplo da vontade do Sindireceita de ser um ator social na construção de um mundo novo, de um mundo mais humano e mais igualitário
O presidente do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira, lançou no dia 12 de maio de 2009, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, com a presença de diversos parlamentares e autoridades, o Livro “Entrevistas - Receita de Cidadania”. O livro é uma coletânea das entrevistas realizadas no programa de TV “Receita de Cidadania”, desde o seu lançamento, em outubro de 2006, até o final de 2007. O programa de entrevistas do Sindireceita é apresentado pelo presidente Paulo Antenor, veiculado nas TVs Comunitárias de 14 capitais, mais a cidade de Santos, e trata dos principais assuntos em debate no Congresso Nacional que afetam a sociedade brasileira.

O Sindireceita decidiu transformar o programa de TV em livro neste ano de 2009. Esta edição traz a síntese dos primeiros 36 programas gravados com parlamentares, acadêmicos, lideranças sociais e membros do governo, dentre eles: Antônio Augusto de Queiroz, do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar); o consultor Murillo Aragão; o senador Cristovam Buarque; os deputados Antonio Palocci, Rodrigo Rollemberg; o presidente do Instituto Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas), Edison Haubert; a sindicalista Rosa Maria e o professor David Fleischer.

O projeto de criar um programa de entrevistas foi desenvolvido pela atual Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita que, entre seus objetivos, definiu como meta de comunicação dar ampla divulgação às atividades de excelência da categoria e visibilidade à atuação do Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, tanto dentro quanto fora da Instituição. Além das matérias de interesse da categoria, o programa de TV também se pauta em temas atuais em debate na sociedade brasileira. “O livro na verdade é uma construção coletiva; é um projeto dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, que quiseram ter um programa de TV, e é dedicado a toda categoria. Gostaria de agradecer às pessoas que participaram do programa para debater assuntos que vão desde o apagão aéreo, passando por tributação, por questões sociais de maior relevância. Acredito que a leitura desse livro trará conhecimento sobre uma série de assuntos importantes que vão além da Receita Federal, das questões econômicas, pois tratam também da parte social, da parte cidadã, lembrando o lema do nosso sindicato: Sindireceita – um Sindicato Cidadão”, afirmou o presidente do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira, durante o lançamento.

O 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), expressou sua satisfação em participar do lançamento de um livro que traz reflexões sobre o Brasil, sobre a conjuntura do país. “Não tenho dúvidas de que neste livro está retratada um pouco da história desse país, um pouco do que se vivenciou nos últimos anos, na forma de depoimentos ou de entrevistas”. Marco Maia parabenizou o sindicato e ressaltou a iniciativa de se fazer um livro. “Poderiam ter lançado um DVD com as entrevistas, o que talvez fosse mais adequado ao momento em que vivemos. Mas vocês resolveram fazer um livro, o que, diferente de um DVD, tem alma. O livro materializa a visão de registro histórico. O Sindireceita está novamente contribuindo com o debate da Câmara dos Deputados e fazendo a história do país, o que o coloca em um patamar diferenciado de outros sindicatos. A grande virtude do Sindireceita é fazer esta conexão de um sindicato que defende de forma intransigente as questões de sua categoria, mas também é capaz de prestar o seu papel de transformação da sociedade brasileira como um todo. Vocês são, eu diria, um sindicato que dá exemplo. E este livro é a materialização deste exemplo, deste compromisso e desta vontade que o Sindireceita tem de ser muito mais do que um sindicato – ser um ator social na construção de um mundo novo, de um mundo mais humano, mais justo e mais igualitário”, destacou o 1º vice-presidente.

O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) também parabenizou a atitude do sindicato. “O Sindireceita nos aproxima dos assuntos nacionais e provoca reflexões na medida em que convoca representantes do mundo econômico, político e social que se manifestem”, afirmou.

Compareceram ao lançamento, o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), o presidente da Comissão de Finanças e Tributação, Cláudio Vignatti (PT-SC), e os deputados federais Vilson Covatti (PP-RS), Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), Edinho Bez (PMDB-SC), Paulo Pimenta (PT-RS), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Também participaram do evento, o advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, o diretor da Anvisa, Agnelo Queiroz, o representante da Brasil Fernandes Advogados/Associados, Roberto Fernandes, diretores do Sindireceita, o representante do CNRE, Bruno Zampieri, e representantes da delegacia sindical de Brasília. $

Os deputados Marco Maia (PT-RS), Osmar Serraglio (PMDB-PR) e Vilson Covatti (PP-RS) conferem a publicação ao lado de Paulo Antenor