GREVE! GREVE! GREVE!

Com o depoimento do ministro do Planejamento afirmando que poderiam ser dados ?poderes aos Analistas-Tributários para que eles assumam a função dos auditores fiscais, caso estes reiniciem a paralisação?, divulgado pelo Portal Exame, os Analistas-Tributários de todo o Brasil ficaram felizes pelo reconhecimento oficial da capacidade, há anos, afirmada pela categoria, na voz do nosso sindicato, de que não há distinção qualitativa entre as categorias da carreira de auditoria.

O último concurso trouxe para a Receita Federal do Brasil nada menos que 382 Analistas com pós-graduação para somarem-se aos outros tantos que já se especializaram e que exercem as suas atividades com dedicação, compromisso e competência. Temos consciência de que esses 382 distintos ATRFB serão servidores tecnicamente obsoletos se não forem motivados a manter o seu desenvolvimento intelectual. Infelizmente essa política de desenvolver o seu servidor é que não existe em grande parte do serviço público. O direito à carreira foi transformado em letra morta pela Constituição de 1988. Mesmo com o cenário econômico extremamente competitivo, o Estado brasileiro continua dominado por uma corporação predadora da sociedade. A manutenção de privilégios de grupos transformou o corporativismo numa espécie de neopatrimonialismo. É mais do que momento do governo determinar às suas estruturas de gestão de pessoas uma análise do modelo de cargos isolados que predomina no serviço público. Esse modelo que divide órgãos e que desperdiça mão-de-obra qualificada representa a falha infra-estrutural correspondente a uma nova modalidade de ?custo Brasil ?.

Quando tentamos especular sobre qual será a posição dos auditores nesse cenário, é óbvio ululante para qualquer Analista-Tributário que eles irão sair dessa greve já. Pois nada move mais a entidade dos auditores do que se opor a um Estado eficiente, a uma Receita Federal forte e aos Analistas-Tributários que defendem as duas teses. Nada tem mais peso na decisão dessa entidade do que fazer vigilância aos movimentos dos Analistas-Tributários e tentar obstruir qualquer avanço da nossa categoria.(vide as decisões das assembléias).

Se a sociedade brasileira tivesse ciência do bem que seria feito a ela caso a medida apontada pelo ministro do Planejamento fosse levada a cabo estaria gritando aos auditores nas portas das unidades da Receita Federal do Brasil: GREVE! GREVE! GREVE!

Diretores da DEN se reúnem com parlamentares em Brasília

Diretores do Sindireceita se reuniram ontem (29), na Câmara dos Deputados, com parlamentares. Durante os encontros foram tratados diversos temas de interesse da categoria como a segurança nas áreas de aduana, reforma tributária e demais assuntos. Ainda nos encontros, os diretores da DEN, Sílvia Helena Felismino e Augusto Corôa, aproveitaram para convidar os parlamentares para participar do seminário ?Saída para o Pacífico ? Áreas de Livre Comércio, oportunidades de integração e desenvolvimento?, que é uma realização do Sindireceita, com o apoio da Comissão da Amazônia e Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, Frente Parlamentar Mista Brasil-Peru, Sebrae, governo do Acre, Tribunal de Contas do Acre, Embaixada do Peru no Brasil, Ministério Público do Acre.

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

O primeiro encontro foi com o deputado Federal, Paulo Rocha (PT/PA). O diretor de Comunicação da DEN, Augusto Corôa, convidou o deputado para participar do seminário que será realizado em Rio Branco (AC), nos dias 6 e 7 de junho. O deputado, que se reúne na próxima semana com parlamentares da região Norte disse que encaminhará o convite aos demais representantes da região.

Ainda no início da manhã, a diretora de Assuntos Parlamentares, Sílvia Helena Felismino se encontrou com o presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, Pedro Fernandes (PTB/MA).

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

Na seqüência, a diretora da DEN, se reuniu com o deputado Federal, Rodrigo Rocha Loures (PMDB/PR). O delegado Sindical de Maringá (PR), Jorge Luiz Moreira da Silva, também participou do encontro em que foram tratados temas relacionados a segurança dos Analistas-Tributários que atuam nas zonas primárias ? portos, aduanas, aeroportos, e outros pontos de fronteira.