Sindireceita participa dos debates da Campanha Salarial Unificada 2011

Na manhã da última sexta-feira (18), o diretor da DEN Sérgio de Castro participou no Clube dos Previdenciários, em Brasília/DF, da reunião ampliada da Coordenação Nacional de Entidades de Servidores Federais (CNESF), para discutir os encaminhamentos da mobilização da Campanha Salarial Unificada 2011. Participaram da reunião representantes de aproximadamente 25 entidades sindicais de servidores públicos que integram o movimento.

A Campanha Salarial 2011 foi lançada no dia 16 de fevereiro, com a realização da “Marcha dos 10 mil”, na Esplanada dos Ministérios, e reuniu milhares de servidores ativos, aposentados e pensionistas do país.

O diretor Sérgio de Castro ressaltou que o Sindireceita também participa dessa luta. “Estamos alertas contra as medidas que estão no Congresso Nacional e que venham tirar os direitos dos servidores, como o PL 248 e o 549/09”, disse. O PL 248/98 disciplina a perda de cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável e o PL 549/09 trata do congelamento dos salários dos servidores públicos por 10 anos.

Na reunião, os representantes sindicais fizeram a avaliação do ato público que abriu a campanha salarial e discutiram como serão encaminhadas as próximas ações. Uma das propostas apresentadas, por exemplo, foi a de formar uma força tarefa para atuar no Congresso Nacional.

Segundo Sérgio de Castro, representante do Sindireceita na CNESF, ainda faltam definir muitas questões, como o fechamento do calendário de mobilização. Uma nova reunião está agendada para amanhã (22), às 9h00, na sede do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), em Brasília.

Os eixos da Campanha Salarial Unificada 2011 dos servidores federais são:

-Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores,

-Institucionalização da negociação coletiva no setor público e direito de greve irrestrito,

-Retirada dos projetos de lei, medidas provisórias e decretos contrários aos interesses dos servidores públicos,

-Cumprimento dos acordos anteriormente firmados com o governo,

-Paridade entre ativos, aposentados e pensionistas,

-Definição de data-base em 1º de maio, e

-Implementação de política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário-base e incorporação das gratificações.