ATRFB atingem meta no atendimento da ARF em Araucária/PR

A agência da Receita Federal situada em Araucária/PR está completando seis meses, desde sua inauguração dia 17 de agosto de 2010. A agência foi trazida para a cidade para auxiliar na descentralização dos serviços na região de Curitiba, proporcionando mais agilidade no atendimento de pessoas físicas e jurídicas.

No total, já foram atendidas mais de 5.400 pessoas no local. O chefe da agência, Luiz Carlos de Angelis (Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil), conta que já conseguiram atingir a meta de atendimentos diários por senha. “Desde dezembro a média de senhas distribuídas diariamente tem sido de 60 a 65, que é o número esperado para uma cidade do porte de Araucária. O tempo de espera é pequeno, de 5 a 7 minutos, e ainda quem faz o agendamento pelo site tem atendimento prioritário, é atendido no horário marcado”, conta.

Um convênio firmado entre a administração municipal e a Receita Federal proporcionou a implantação da agência aqui na cidade, ficando a Prefeitura responsável pela locação do imóvel e o pagamento do aluguel. Antes, as pessoas precisavam se dirigir até Curitiba para ter atendimento. Além do tempo de deslocamento, ainda havia o tempo de espera nas filas, pois a capital era responsável por várias cidades.

A chefe substituta da agência de Araucária, Andréia Cherpinski de La Cruz (Analista-Tributária da Receita Federal do Brasil), explica quais são os tipos de atendimentos realizados no local. “Tiramos certidões negativas, fazemos pesquisa sobre pendências na Receita, tiramos dúvidas sobre o imposto de renda, verificamos situações com a malha fina, como declarações retidas, por exemplo. Fazemos também atendimentos relacionados à CNPJ, como inscrição e cancelamento. Temos também de fazer todas as operações referentes ao cadastro do ITR, que é o imposto sobre a propriedade territorial rural”, disse.

Ela conta que os locais para resolver situações referentes ao CPF são as agências conveniadas. “A Receita delegou essas questões para a Caixa Econômica, Banco do Brasil e Correios. Quem precisar, deve procurar essas unidades”.  (Informações do Agora Paraná)