Imposto de Renda 2022: Prazo para declaração encerra na próxima terça-feira

Imposto de Renda 2022: Prazo para declaração encerra na próxima terça-feira

Em entrevista à TV Rondônia, que foi ao ar na quinta – feira (26), o Analista-Tributário aposentado Francisco Pinto lembrou aos contribuintes que o prazo para declaração do Imposto de Renda 2022 se encerra amanhã, terça-feira (31/05).

Até a quinta - feira da semana passada, faltando seis dias para a finalização do prazo, em Rondônia, 189 mil declarações do total de 235 mil que precisam declarar o imposto de renda ainda não haviam entregue a declaração, ou seja, cerca de 45 mil pessoas ainda não haviam feito sua declaração do imposto de renda 2022. No país, até o dia 28 de maio, 8 milhões de contribuintes ainda não haviam acertado as contas com a Receita Federal, que espera receber 34,1 milhões de declarações neste ano. Ainda assim, segundo Francisco Pinto, Rondônia está à frente do nível nacional, mas dentro do esperado, pois, segundo ele, é normal que muitos brasileiros deixem para entregar a declaração próximo à finalização do prazo, que neste ano, já foi prorrogado.

Francisco Pinto

Francisco Pinto respondeu ainda sobre as principais dúvidas que surgem na hora dos contribuintes fazerem a declaração, entre elas a opção pela tributação com base nas opção pela simplificada ou dedutível e o que se pode abater dos pagamentos realizados durante o ano do imposto de renda. Além disso, outra questão que gera muitas dúvidas entre os contribuintes é sobre a declaração de investimentos, e, por fim, as deduções do Imposto de Renda, que são os valores gastos ao longo de 2021 que, se declarados, podem reduzir o quanto o contribuinte vai pagar de imposto ou mesmo aumentar a restituição.

Confira  aqui a entrevista à TV Rondônia, afiliada à Rede Globo.