Sindireceita parabeniza deputados federais e senadores eleitos como os mais influentes do Congresso pelo DIAP
O DIAP acaba de divulgar a lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional e a relação dos parlamentares que estão em ascensão em 2013. A lista, mais uma vez, apresenta vários deputados e senadores que ao longo dos anos tem trabalhado em parceria com o Sindireceita na defesa dos interesses dos Analistas-Tributários junto ao Congresso Nacional, da mesma maneira, que apoiam a categoria em seus pleitos nas negociações com o Executivo.
A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita parabeniza os deputados e senadores escolhidos. Entre os “Cabeças” do Congresso Nacional destacam-se os deputados federais e senadores:
Deputados Federais | Senadores |
Deputada Alice Portugal PCdoB/BA Deputado Amauri Teixeira PT/BA Deputado Daniel Almeida PCdoB/BA Deputado Nelson Pellegrino PT/BA Deputado André Figueiredo PDT/CE Deputado Jovair Arantes PTB/GO Deputado Sandro Mabel PMDB/GO Deputado André Vargas PT/PR Deputado Eduardo Sciarra PSD/PR Deputado Osmar Serraglio PMDB/PR Deputado Marco Maia PT/RS Deputado Ricardo Berzoini PT/SP Deputado Vicentinho PT/SP | Senador Walter Pinheiro PT/BA Senadora Vanessa Grazziotin/AM Senador Eunício Oliveira PMDB/CE Senador José Pimentel PT/CE Senador Gim Argello PTB/DF Senador Vital do Rêgo PMDB/PB |
A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita também parabeniza os deputados federais que integram a lista de Parlamentares em “Ascensão” 2013 que são:
- Deputado Sebastião Bala Rocha PDT/AP
- Deputado Manoel Junior PMDB/PB
- Deputado Wellington Roberto PR/PB
- Deputado Paulo Pimenta PT/RS
- Deputado Newton Lima PT/SP
Os “Cabeças” do Congresso Nacional são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destaca-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 61 são deputados e 39 são senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB, partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O terceiro em número de parlamentares, PSDB, é também o terceiro em influência, à frente do PDT, que é o quarto entre os “Cabeças” e o nono na bancada federal.
Além dos “100 Cabeças”, desde a sétima edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar. Nesta 20ª edição dos “Cabeças” do Congresso Nacional, apenas dez parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes do Parlamento brasileiro.
Veja a relação completa dos “100 Cabeças”.