Sindireceita pede apoio de parlamentares para alterar regras do FUNDAF com o objetivo de melhorar a saúde dos servidores da Receita Federal
A Medida Provisória 1080/2021 possibilita a utilização do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das atividades fins da Polícia Federal (FUNAPOL) para o custeio de despesas relacionadas à saúde dos servidores do referido órgão. Em busca de tratamento equânime, o Sindireceita elaborou proposta de emenda para dar mesmo tratamento e destinação dos recursos, em nosso caso do FUNDAF, aos servidores da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil.
O trabalho da Diretoria Executiva Nacional, apoiado pelo grupo de Estudos Tributários do Sindicato, iniciou-se com a apresentação da emenda de plenário à MP 1080/2021 pelo deputado Reginaldo Lopes (PT/MG) e subscrita por mais de 103 deputados, na terça-feira, 26 de abril. A proposta permite que recursos do FUNDAF sejam utilizados para o financiamento de despesas de servidores que estão em missão ou em operação de natureza oficial e para a manutenção de planos de saúde dos servidores da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil, em tratamento isonômico com os policiais federais. Em dois dias, a emenda colheu as assinaturas necessárias à sua apreciação.
O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sérgio de Castro, esclarece que “a mudança não acarreta a criação ou aumento de despesas públicas, nem concessão de qualquer aumento remuneratório dos servidores. O texto apenas amplia as possibilidades de uso dos recursos que já existem em fundo da própria Receita Federal”. A medida visa direcionar maiores recursos para a garantia de melhor saúde ao corpo funcional da RFB incumbido de funções essenciais ao Estado.
Na tarde desta quinta-feira (28), o diretor de Assuntos Parlamentares, Sérgio de Castro e os integrantes do grupo de estudos tributário do Sindireceita, André Luiz Fernandes e Weber Fadel, se reuniram com líderes do Congresso Nacional para solicitar apoio à emenda proposta pelo Sindireceita. O deputado Sanderson (PSL/RS), vice-líder do Governo na Câmara, após reunião com os representantes do Sindireceita declarou seu apoio à emenda: “vamos trabalhar para que a emenda do Sindireceita à MP 1080 seja aprovada, pois os recursos do FUNDAF pertencem à própria Receita Federal, logo, não se retiraria recursos de nenhum outro segmento. Podem contar com nosso apoio.” O vice-líder do Governo também se comprometeu a levar o pleito a outros líderes e conscientizá-los sobre a importância da emenda.
Tramitação
A matéria foi recentemente incluída na Ordem do Dia do Plenário da Câmara dos Deputados, em razão do prazo exíguo para sua apreciação, aguardando-se o recebimento do parecer do relator de Plenário, deputado Aluísio Mendes (PSC/MA). A MP 1080/21 será analisada diretamente nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. O diretor de assuntos parlamentares, Sérgio de Castro, destacou ainda que o Sindireceita prosseguirá diuturnamente buscando apoio de todos os seguimentos do parlamento: “nessa semana, vamos manter um diálogo permanente com o relator e as diversas lideranças, demonstrando a importância da emenda do Sindireceita pois Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais, tanto quanto os policiais federais, põem suas vidas em risco diariamente em atividades de fiscalização externa e controle aduaneiro. Faremos um esforço concentrado, pois a emenda encontra-se na ordem do dia para apreciação pelo plenário da Câmara dos Deputados.”
Temas
Mais notícias sobre os temas
DS Boa Vista/RR participa de seminário da Frente Servir Brasil
O encontro tem como objetivo debater temas essenciais para o futuro do país, como a PEC da Segurança Pública, a Reforma Administrativa e os desafios da Governança no Brasil
29 de abril de 2022 às 19:53
Sindireceita assina acordo salarial com MGI
O acordo foi assinado após o resultado da AGNU, que teve participação histórica e aprovação de 93% dos votos
29 de abril de 2022 às 19:53
Novos diretores e conselheiros da Febrafisco tomam posse na sede do Sindireceita
A cerimônia contou com a participação dos representantes da Diretoria do Sindireceita que passam a integrar a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da Federação
29 de abril de 2022 às 19:53
Sindireceita reforça atuação parlamentar em defesa das carreiras estratégicas no serviço público
Diretoria Executiva Nacional participou de audiências públicas no Congresso Nacional que discutiram a Reforma Administrativa e o PLDO 2026
29 de abril de 2022 às 19:53
Sindireceita participa do Seminário “A Reforma Administrativa”
Evento foi promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.
29 de abril de 2022 às 19:53
Em reunião com a Diretoria do Sindireceita MGI apresenta contraproposta de reajuste para os Analista...
Os detalhes da contraproposta serão apresentados pelo presidente do Sindireceita, Thales Freitas na Live Semanal que será realizada hoje, dia 3, a partir das 17h.
29 de abril de 2022 às 19:53