Ícone Sindireceita

Sindireceita defende requerimento protocolado pelo vice-líder do governo na Câmara em prol de audiência sobre a Lei Orgânica do Fisco

31 de agosto de 2022 às 22:13

O diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sérgio de Castro esteve reunido na manhã desta terça-feira, dia 30, com o deputado federal e vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Ubiratan Antunes Sanderson (PL-RS) para discutir a importância da aprovação, no Congresso Nacional, da Lei Orgânica do Fisco (LOF). Na oportunidade, o parlamentar protocolou requerimento de sua autoria, que conta com apoio do Sindireceita, em prol da realização de audiência pública, em data a ser oportunamente definida, para discutir o tema no âmbito da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Casa.

Representantes da Receita Federal do Brasil (RFB) também acompanharam a reunião junto ao deputado federal na manhã de hoje. Pela RFB, estiveram presentes, na ocasião, a chefe da Assessoria de Acompanhamento Legislativo da Subsecretaria-Geral da RFB, Glaucia Figueiredo Reis e o representante da Subsecretaria de Gestão Corporativa (Sucor), Ronaldo Salles Feltrin Correa.

Sergio de Castro Dep Sanderson

Conforme previsto no artigo 50 da Lei nº 11.457, de 2007, o Poder Executivo deveria ter encaminhado ao Parlamento, até 2008, o projeto de Lei Orgânica do Fisco, dispondo sobre direitos, deveres, garantias e prerrogativas dos servidores integrantes das Carreiras de que trata a Lei nº 10.593, de 06 de dezembro de 2002. De acordo com o diretor Sérgio de Castro, o requerimento protocolado na manhã de hoje é um importante passo para a retomada dos debates sobre o assunto, que não foi devidamente encaminhado governo federal desde 2007. “Colegas, hoje é um dia muito importante para nós. Na Lei 11.457, da qual nós participamos da discussão sobre a transformação da nossa Carreira, existia uma disposição transitória que estabelecia que o governo teria um ano para apresentar a LOF. Hoje, estamos aqui apresentando o requerimento à CFT para recuperar e resgatar esse tema tão importante para a Receita Federal”, afirmou.

Em seu requerimento direcionado à CFT (leia a íntegra aqui), o deputado federal Sanderson argumenta que a retomada dos debates sobre a LOF se faz oportuna, considerando as atuais discussões sobre o marco regulatório de defesa e direitos dos contribuintes, previsto no Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 17 de 2022, o chamado Código de Defesa do Contribuinte. “O Congresso Nacional deve aproveitar a oportunidade em que se promovem discussões para estabelecer o marco regulatório de defesa e direitos dos contribuintes, para que em sintonia com essas discussões possamos garantir, ao Fisco e aos seus servidores, prerrogativas, garantias, direitos e deveres que lhes permitam o exercício regular das competências e atribuições conferidas constitucional e legalmente, bem como as responsabilidades por seus atos dentro e fora do ambiente e horário de serviço”, defende.

Ainda de acordo com o parlamentar no documento direcionado à CFT, a audiência pública deverá contar com a participação de entidades de representação dos Fiscos nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Neste sentido, estão inscritos para participar dos debates na Mesa Diretora da audiência, além do Sindireceita, o secretário especial da RFB, Julio Cesar Vieira Gomes e representantes do Sindifisco, ANFIP, Unafisco Nacional, FEBRAFISCO, FENAFISCO, FEBRAFITE, ANAFISCO e FENAFIM.

Histórico de luta

O Sindireceita, representando os interesses dos Analistas-Tributários da Receita Federal, tem trabalhado na construção de uma LOF em conjunto com as entidades integrantes do Pacto de Brasília, que congrega representações dos Fiscos nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Este tema também tem sido prioridade na atuação dos diretores do Sindicato que integram a diretoria da Federação Brasileira de Sindicatos das Carreiras da Administração Tributária da União, dos Estados e do Distrito Federal (Febrafisco).

O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas destaca que as discussões da LOF também estão inseridas nos debates envolvendo a tramitação das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) nº 32 e nº 110, que tratam, respectivamente, da reforma administrativa e da reforma tributária. Os textos das PEC’s contemplam a categoria entre o rol de servidores de carreiras típicas que executam atividades exclusivas de Estado.

Segundo Seixas, o debate da LOF reforça a necessidade de se assegurar prerrogativas distintas e mais segurança jurídica aos servidores da Administração Tributária e Aduaneira. Esta discussão, conforme reforça o presidente do Sindireceita, também está inserida nos debates que estão ocorrendo no Congresso Nacional em virtude da tramitação do chamado de Código de Defesa do Contribuinte.

Leia mais sobre os temas da notícia: