Qual a diferença entre SouGov.br e gov.br?
Muitas pessoas ainda confundem o SouGov.br com o gov.br, devido a semelhança entre os nomes. No entanto, é importante destacar que as plataformas são diferentes.
O gov.br centraliza serviços em diferentes áreas, como o CadÚnico, a Receita Federal, o FGTS, a Previdência Social, o programa Desenrola Brasil, entre outros. Basicamente, é um sistema que agiliza a vida do cidadão e permite o acesso mais rápido a serviços públicos em diversas áreas, entre elas saúde, educação e transporte, além de comprovar nos meios digitais que você é você.
Por sua vez, o SouGov se restringe aos servidores públicos federais (ativos, inativos e pensionistas) e oferece informações relacionadas apenas à vida funcional desse público. Com isso, a plataforma objetiva reduzir a burocracia nos processos da vida financeira e trabalhista.
Detalhes sobre o gov.br
O governo federal, visando facilitar o acesso dos cidadãos aos seus serviços, disponibiliza de forma digital praticamente todos os serviços oferecidos à população. De acordo com os dados do site do governo federal, atualmente, são cerca de 4.800 serviços disponibilizados de forma virtual pelos diversos órgãos do governo, como INSS, Receita Federal, Forças Armadas, Polícia Federal, além de todos os ministérios.
Entre os serviços disponibilizados, podemos destacar informações sobre a vida de trabalho, como CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), incluindo dados do INSS; informações sobre a saúde dos cidadãos, como a Carteira de Vacinação; informações sobre os dados fiscais, como a Declaração do Imposto de Renda; além de Título de Eleitor; CNH (Carteira Nacional de Habilitação); e muitas outras informações gerais sobre licitação e tramitação de diversos documentos necessários ao dia a dia da população.
O acesso a todos esses serviços digitais se dá pela plataforma gov.br. Para ter acesso, é necessário que o cidadão tenha cadastrado sua conta pessoal gov.br na plataforma. O cadastro desta conta, em que devem ser informados os dados pessoais do cidadão, pode ser realizado por alguma repartição do governo onde se busca qualquer um desses serviços disponibilizados na plataforma. Caso o cidadão precise consultar sobre qualquer serviço em um computador, notebook ou celular, por exemplo, e ainda não tiver a conta, ele próprio pode criá-la para acessar o serviço de que necessita.
O gov.br é um portal que tem como objetivo reunir em um só lugar todas as informações e serviços do Poder Executivo Federal. A existência de um portal unificado é uma forma de combater o problema da existência de informações conflitantes sobre serviços e ações da Administração Pública em diversas fontes.
O Portal permite, ainda, que os serviços públicos digitais sejam oferecidos em um canal unificado, facilitando o acesso ao cidadão. Além disso, as ações de digitalização de serviços públicos ligadas ao portal estão modernizando e melhorando a prestação de serviços públicos, fazendo com que o cidadão economize tempo e evite deslocamentos desnecessários.
Os serviços disponíveis no gov.br
Os serviços mais acessados no gov.br são:
- Consultar restituição do Imposto de Renda;
- Consultar CPF;
- Consultar dívidas e pendências fiscais;
- Consultar CNPJ;
- Emitir Certidão de Regularidade Fiscal; e
- Negociar dívidas da Faixa I com o programa Desenrola Brasil.
Serviços que são destaques no gov.br:
- Educação e Pesquisa - Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- Finanças, Impostos e Gestão Pública - Negociar dívidas da Faixa II com o programa Desenrola Brasil;
- Finanças, Impostos e Gestão Pública - Inscrever ou atualizar CNPJ; e
- Ciência e Tecnologia - Assinatura Eletrônica.
Além dessas funcionalidades, o gov.br oferece serviços de acordo com o perfil do usuário, como para agricultores, aposentados, empreendedores, estudantes, motoristas, trabalhadores, turistas, entre outros. São centenas de serviços disponíveis para o cidadão.
Para acessar todos os serviços, notícias, novidades e os aplicativos do gov.br, use o link https://www.gov.br/pt-br.
Para criar uma conta no gov.br
Para criar uma conta no gov.br basta acessar AQUI.
Detalhes sobre o SouGov.br
O Sougov.br é um aplicativo com serviços de gestão de pessoas exclusivos para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados políticos do Poder Executivo Federal Civil. Para que os servidores federais ativos ou aposentados, pensionistas e anistiados acessem o Sougov.br, basta informar o CPF e a senha cadastrada no gov.br. Se não possuir senha cadastrada, acesse AQUI e clique em "Crie sua conta".
Lista completa dos serviços disponíveis no SouGov [2023]
Para servidores ativos:
- Autorização de acesso à Declaração do IRPF;
- Avaliação de Desempenho (Consulta de Resultados);
- Cadastro/alteração de Dados Bancários;
- Carteira Funcional;
- Carteira Funcional Especial;
- Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF);
- Assistente Virtual – Sol (atendimento ao usuário);
- Comprovante de Rendimentos;
- Consulta a Afastamentos;
- Consulta a Dados Funcionais;
- Consulta aos Dados Pessoais;
- Consulta ao Comprovante de Pensão Alimentícia;
- Consulta de Dependentes;
- Consulta de Dossiê Consolidado;
- Consulta de Ficha Financeira Anual;
- Consulta de Licença Incentivada;
- Consulta de Redução de Jornada de Trabalho;
- Consulta a Situação da Validação Cadastral;
- Contracheque (Resumo do último Contracheque e Detalhamento do Contracheque);
- Currículo e Oportunidades;
- Dados Pessoais (podem ser alterados pelo servidor);
- Ficha Financeira Anual;
- Localização de Unidade de Gestão de Pessoas;
- Personalização da Home;
- Prévia de Contracheque;
- Prévia de 13º Salário;
- Segurança (Configurar Biometria; Autorização do Dispositivo; Deslogar e Descadastrar Dispositivos das sessões ativas e o alerta de login ao acessar um dispositivo); e
- Termo de Uso (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) e Política de Privacidade.
Para líderes:
- Acompanhamento das solicitações de autorização da ficha de frequência;
- Acompanhamento de férias da equipe;
- Acompanhamento diário da frequência;
- Acompanhamento da ficha de frequência;
- Consulta da área do servidor;
- Consulta de situação da validação cadastral;
- Consulta de configurações gerais da ficha de frequência;
- Gerenciamento da equipe;
- Inclusão/Aprovação de ocorrências da ficha de frequência;
- Inclusão/Alteração de Registro de Ponto;
- Homologação da ficha de frequência;
- Homologação de férias da equipe;
- Resumo da Disponibilidade da Equipe;
- Situação de Validação Cadastral do Líder; e
- Solicitação de correção dos integrantes da equipe.
Para aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis:
- Autorização de acesso à Declaração do IRPF;
- Cadastro/alteração de dados bancários;
- Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF);
- Consulta a Dados dos Beneficiários de Pensão;
- Assistente Virtual – Sol (atendimento ao usuário);
- Comprovante de rendimentos;
- Consulta a Inconsistências Cadastrais;
- Consulta de Ficha Financeira Anual;
- Contracheque;
- Dados Pessoais (poderão ser alterados pelo servidor);
- Declaração de Aposentadoria;
- Declaração de Fundamento Legal de Aposentadoria;
- Localização de unidade de gestão de pessoas;
- Prévia de 13º Salário;
- Prévia de Contracheque;
- Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização);
- Segurança (Deslogar e Descadastrar Dispositivos das sessões ativas e o alerta de login ao acessar um dispositivo); e
- Termo de Uso (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) e Política de Privacidade.
Para ex-servidor:
- Comprovante de rendimentos;
- Consignações encerradas;
- Contracheque;
- Currículo e Oportunidades; e
- Ficha Financeira.
Consignações (ativos e inativos):
- Autorização de empréstimo consignado;
- Consulta da margem de consignação;
- Consulta à autorização – com possibilidade de cancelamento e reativação;
- Consulta a contratos e anuência para contrato de empréstimo consignado;
- Consulta a extrato de consignações ativas ou encerradas; e
- Leia mais: Como funciona o empréstimo consignado para servidor público?
Férias:
- Consulta de programação de férias;
- Programação de férias; e
- Alteração de programação de férias.
Frequência (ativos):
- Consulta da Ficha de Frequência;
- Registro de Ponto;
- Informação de ocorrência na Ficha de Frequência;
- Consulta de Autorizações; e
- Consulta a banco de horas, horas comuns, entre outras.
Minha Previdência (ativos):
- Adesão à Funpresp;
- Consulta de Solicitações (Adesão e/ou Migração);
- Inclusão/Alteração Rubricas na base de cálculo; e
- Opção de Migração para o Regime de Previdência Complementar.
Minha Saúde (ativos):
- Consulta de Atestado de Saúde;
- Inclusão/ Alteração/Exclusão de Atestado de Saúde;
- Consulta de Perícias;
- Agendamento de Perícias;
- Reconsideração e Recurso de Perícia;
- Exame Médico Periódico; e
- Promoção à Saúde (Inscrição/Acompanhamento/Cancelamento e Reativação).
Saúde Suplementar:
- Assistência à Saúde Suplementar – Contrato/Convênio;
- Assistência à Saúde Suplementar – Ressarcimento; e
- Comprovação de Quitação – por CNPJ.
Solicitações:
- Abono de Permanência;
- Ajuda de Custo;
- Alteração de Dados Bancários (Conta de Recebimento de Salário e Conta para outros recebimentos);
- Atualização Renda Extra Siape;
- Auxílio-alimentação e refeição (Consulta/Solicitação/Encerramento);
- Auxílio-funeral;
- Auxílio Natalidade – Pai;
- Auxílio-transporte;
- Averbação do Tempo de Contribuição;
- Cadastro de Dependentes (Visualização/Edição e Cadastro);
- Certificado Digital;
- Comprovante de Rendimento Extra Siape (encaminhamento);
- Consulta/Envio/Correção das Minhas Solicitações;
- Informação de Afastamentos;
- Licença para Capacitação;
- Licenças Gestante;
- Licença Gestante antes do parto;
- Licença por Natimorto;
- Licença Paternidade;
- Licença Adotante;
- Opção de Função (funções comissionadas);
- Pagamento de Substituição;
- Solicitação de Declarações;
- Notificação de celebração de aniversário;
- Notificação de celebração de anos de serviço público; e
- Notificação do Dia Internacional da Mulher.