Sindireceita participa de reunião do Fonasefe para tratar sobre a recomposição salarial dos servidores federais
O diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindireceita, Odair Ambrósio, e o diretor Valdemir Bueno participaram na manhã desta sexta-feira (19), da primeira reunião em 2024 do Fórum de Entidades Nacionais (FONASEFE) para definir ações para 2024 relativas à recomposição salarial dos servidores públicos federais.
Nos informes iniciais gerais, os dirigentes das Entidades Sindicais representativas dos servidores públicos federais apresentaram um panorama do estado de mobilização das categorias, ante o inaceitável anúncio do governo de reajuste zero para 2024. Entre as ações de mobilização que serão realizadas em 2024, os servidores destacaram a realização de plenárias e assembleias, incluindo detalhamentos sobre os atos que ocorrerão em 24 de janeiro de 2024, contra a exclusão dos servidores aposentados na proposta anunciada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Além disso, na mesma data, serão realizados atos em solidariedade à classe trabalhadora da Argentina.
O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais apresentou novos estudos técnicos do DIEESE e do CONDSEF, relativos às perdas inflacionárias acumuladas, sofridas pelos servidores federais do Poder Executivo desde o início do governo Temer. Nesse sentido, os representantes sindicais consensuaram que a luta pela reposição de perdas salariais ocorridas a partir de 2010 deve prosseguir.
Também foram realçadas as deliberações adotadas pela reunião do Conselho Político da Auditoria da Dívida Pública ocorrida nesta quarta-feira (17). (Veja aqui).
Encaminhamentos
Os dirigentes das Entidades Sindicais apresentaram uma contraproposta de recomposição remuneratória dos servidores do Poder Executivo Federal, a qual deverá ser concluída nos próximos dias, através de comissão integrada por dirigentes sindicais, com o suporte técnico do DIEESE.
Os servidores também definiram que as ações para a organização da Plenária do dia 30 de janeiro de 2024 dos Servidores Federais e a reivindicação da revogação de normas infraconstitucionais estabelecidas nos governos Temer e Bolsonaro, contrárias à defesa dos direitos dos servidores federais, devem pautar a próxima reunião do FONASEFE.