Sindireceita e demais entidades do Fonasefe discutem a continuidade das negociações com o governo
Na manhã desta sexta-feira, dia 26, foi realizada mais uma reunião semanal do Fórum de Entidades Nacionais Representativas de Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Os Analistas-Tributários foram representados pelos diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindireceita, Odair Ambrósio e pelo diretor Valdemir Bueno.
Durante a reunião, os representantes sindicais expressaram a necessidade de continuação das negociações na Mesa Central com o governo, tanto em relação à campanha salarial de 2024, quanto ao atendimento de pautas não remuneratórias, como a revogação de normas contrárias aos direitos dos servidores federais, estabelecidas em governos anteriores. Os dirigentes sindicais expressaram a importância de que os pleitos das categorias de servidores também sejam efetivamente atendidos pelo governo nas Mesas Específicas de Negociação.
A atual conjuntura de registro de superávits e recordes de arrecadação tributária viabiliza a obtenção de melhorias para servidores da ativa, aposentados e pensionistas, cuja recuperação de direitos deve se dar em todas as Mesas de Negociação. Os dirigentes sindicais também expressaram a importância de o governo se sensibilizar para a justiça destes pleitos e de redirecionar a política econômica e orçamentária para atender aos trabalhadores do setor público federal.
Também durante a reunião foram consensuados encaminhamentos relativos à Campanha Nacional por Direitos Sociais, bem como iniciados os debates relativos ao apoio à Marcha da Classe Trabalhadora por Democracia e Justiça, convocada para o próximo dia 22 de maio, à situação do Regime Próprio de Previdência Social e do Regime de Previdência Complementar e à necessária democratização na construção e execução do orçamento do Poder Judiciário. Durante a reunião, o diretor Odair Ambrósio teceu considerações sobre a Marcha da Classe Trabalhadora. A reunião teve a coordenação do diretor Valdemir Bueno.