Ícone Sindireceita

Aduana: Analistas-Tributários atuam em operação de combate ao contrabando de cigarros eletrônicos em Manaus/AM

28 de maio de 2024 às 12:16

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) somam esforços às ações da Operação Vapor Digital, deflagrada pelo Órgão em conjunto com a Polícia Federal (PF) e a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) nesta terça-feira, dia 28, em Manaus/AM. A iniciativa tem por intuito combater os crimes de contrabando de cigarros eletrônicos, falsidade documental, uso de documento falso, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e organização criminosa.

Sindireceita Op Vapor Digital 4

Ao todo, 60 servidores da RFB e 110 policiais federais participam da operação, que conta com apoio de 47 viaturas. Os esforços se concentram no cumprimento de 27 mandados de busca e apreensão em locais estratégicos identificados durante as investigações em Manaus. Além dos mandados de busca, foi concedido judicialmente suspensão das atividades econômicas dos estabelecimentos que praticam a venda do material ilícito e suspensão dos perfis de redes sociais.

Sindireceita Op Vapor Digital 2

A investigação teve início em fevereiro. À época, a RFB apreendeu mais de 7.500 cigarros eletrônicos nos Correios e em empresas de transporte aéreo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Os produtos eram destinados à Pessoas físicas, Pessoas jurídicas e distribuidoras em Manaus.   

Sindireceita Op Vapor Digital 3

Por meio de diligências da RFB e da PF foram identificados 11 suspeitos e 16 estabelecimentos comerciais, em sua maioria tabacarias, tidos como responsáveis e pontos de vendas do produto ilícito, na cidade e nas redes sociais. A investigação também identificou falsidade documental, principalmente de notas fiscais, além da movimentação de grande quantidade de valores em espécie num curto espaço de tempo, por parte de alguns proprietários de estabelecimentos.

Sindireceita Op Vapor Digital 1

Os suspeitos também são investigados por venderam outros produtos ilegais, entre eles cigarro importado e fumo para narguilé, sem autorização da ANVISA. As medidas cautelares de busca e apreensão visam retirar os produtos ilícitos de circulação e obter elementos que comprovem a prática dos crimes investigados, além de aprofundar a investigação sobre o destino dos recursos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Receita Federal do Brasil.

 

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas