Ícone Sindireceita

Sindireceita debate quebra de acordo do MGI em reunião com a deputada federal Érika Kokay (PT-DF)

23 de julho de 2024 às 12:13

A quebra, por parte do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), do acordo sobre a abertura da Mesa Específica de Negociação com o Sindireceita foi tema de reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira, dia 22, entre representantes da Diretoria Executiva Nacional (DEN) e a deputada federal Érika Kokay (PT-DF). Após ouvir os apontamentos feitos pelo presidente do Sindireceita, Thales Freitas, e diretores da DEN, a parlamentar informou que encaminhará ofícios sobre o assunto ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; à ministra do MGI, Esther Dweck; e ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e solicitará a realização de uma audiência pública na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) da Câmara dos Deputados.

Também representaram o Sindireceita, na ocasião, a secretária geral da DEN e secretária de Finanças da Delegacia Sindical (DS) de Brasília/DF, Iêda Miranda; o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais da DEN e delegado sindical adjunto da DS Aracaju/SE, Odair Ambrósio; o diretor de Estudos Técnicos da DEN e delegado sindical da DS Goiânia/GO, Fabiano Rebelo; e o diretor da DEN e secretário de Assuntos Parlamentares da DS Brasília, Breno Rocha. A reunião ocorreu no gabinete da deputada Érika Kokay, no Anexo IV da Câmara, na capital federal.

Sindireceita Reunião Érika Kokay 2 SITEA deputada federal Érika Kokay compartilhou registro da reunião em seu Instagram.

Ao fazer uso da palavra, o presidente do Sindireceita, Thales Freitas, detalhou que a postura do MGI representa a quebra do Termo de Compromisso nº 01/2024, assinado pela pasta junto aos Analistas-Tributários em abril. No documento, o Ministério estabeleceu o reajuste de benefícios assistenciais e determinou, de forma expressa, que a negociação salarial com a categoria se daria na Mesa Específica a ser aberta até julho de 2024. “É muito grave a situação e isso coloca em cheque a credibilidade do governo e da própria Mesa de Negociação em relação às entidades sindicais”, afirmou.

O encerramento da negociação salarial com o Sindicato foi anunciado pelo MGI por meio de ofício encaminhado no dia 3 de julho. No documento, a pasta alegou que as negociações com a categoria já haviam sido realizadas, culminando na assinatura, em fevereiro, do Termo de Acordo nº 02/2024, que retirou travas do Programa de Produtividade da Receita Federal do Brasil (RFB), alterando o Decreto nº 11.545/2023, que regulamenta a base de cálculo do Bônus de Eficiência, instituído pela Lei nº 13.464/2017.

Sobre o assunto, o presidente Thales Freitas, esclareceu que a regulamentação da gratificação não possui relação com a Mesa Específica. “A regulamentação do Bônus de Eficiência e Produtividade é, na verdade, o cumprimento de uma determinação legal, que é fruto de um acordo assinado em 2016, durante o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff. Os governos posteriores, dos ex-presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro, ignoraram a lei e não cumpriram esse acordo. No atual governo, o ministro da Fazenda se comprometeu a cumprir a lei e o fez, mas isso não significa que a nossa Mesa Específica não possa ser aberta. Prova disso é que assinamos o Termo de Compromisso nº 01, de 2024. Essa situação gera muita indignação em nossa categoria, especialmente em nossos colegas aposentados. Nos reunimos com o Fonasefe e fizemos essa denúncia diante do Fórum, que abraçou a nossa luta”, declarou.

O diretor do Sindireceita, Breno Rocha, também ressaltou o histórico da negociação salarial da categoria e classificou como preocupante a postura do MGI. “Em janeiro, o governo nos disse que finalizaria a nossa negociação de 2016 e que este era um compromisso do PT. Em abril, nos apresentaram o termo e questionaram se aceitaríamos aquele formato de negociação, com previsão de abertura da Mesa Específica agora, em julho. Nossa categoria aceitou a proposta e chegamos a este mês com uma negativa do MGI. A situação é muito preocupante, pois ainda teremos debates sobre a Lei Orçamentária em agosto”, avaliou.

A secretária geral da DEN, Iêda Miranda, avaliou como positiva a reunião junto à deputada federal Érika Kokay. Segundo ela, a abertura da Mesa Específica é fundamental para a recomposição das perdas sofridas especialmente pelos aposentados e aposentadas nos últimos anos. “A deputada Érika Kokay nos recebeu muito bem e está aberta a nos ajudar. É uma esperança muito grande, para nós aposentados, a abertura dessa Mesa Específica. Vamos lutar para que possamos, no mínimo, recompor os valores que perdemos”, disse.

Sindireceita Reunião Érika Kokay 1 SITE

O impacto da quebra do acordo aos aposentados e aposentadas também foi ressaltado pelo diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindireceita, Odair Ambrósio. “Queremos a abertura da Mesa, porque o problema é justamente a falta de reajuste do nosso vencimento básico. Até o final do ano passado, o Bônus representava apenas 3,5% do salário dos aposentados. Ou seja, a falta de reajuste do vencimento básico afeta, principalmente, os aposentados. O prejuízo para esse grupo de colegas é muito grande, porque eles ficam sem correção nenhuma, basicamente. A variabilidade do Bônus atinge pouco esses colegas”, esclareceu.

Ao fazer uso da palavra, o diretor de Estudos Técnicos, Fabiano Rebelo, refutou o argumento do MGI de que a abertura da Mesa Específica com o Sindicato poderia ser vista negativamente por outras categorias do serviço público federal. Segundo Rebelo, além do Fonasefe, o Sindireceita também conta com apoio da Auditoria Cidadã da Dívida e suas entidades congregadas. “O governo diz que outras categorias ficariam revoltadas com a abertura da nossa Mesa Específica, pois já tivemos a negociação relacionada ao Bônus. Isso não condiz com a realidade. Pelo contrário, a Auditoria Cidadã já se manifestou favoravelmente e o Fonasefe vai se manifestar, também”, ressaltou.

Ao final da reunião, a deputada federal Érika Kokay solicitou aos representantes do Sindireceita que atuem em conjunto com o seu gabinete para dar encaminhamento aos ofícios destinados à Presidência da República, ao MGI e ao MF. A parlamentar destacou, ainda, que a audiência pública na CASP sobre a necessidade de instalação da Mesa Específica deverá ser marcada para o mês de agosto, após o recesso do Legislativo.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas

Sindireceita assina acordo salarial com MGI
Sindicato

Sindireceita assina acordo salarial com MGI

O acordo foi assinado após o resultado da AGNU, que teve participação histórica e aprovação de 93% dos votos

23 de julho de 2024 às 12:13

Sindireceita participa de audiência pública sobre reforma administrativa com representantes do MGI
Sindicato

Sindireceita participa de audiência pública sobre reforma administrativa com representantes do MGI

“O objetivo não é afetar os servidores e as servidoras, uma lógica muito forte na PEC 32, que era punitivista, estimulava competição, e a redução do Estado.”, disse Esther Dweck durante encontro

23 de julho de 2024 às 12:13

Com 93% dos votos, Analistas-Tributários aprovam negociação salarial
Sindicato

Com 93% dos votos, Analistas-Tributários aprovam negociação salarial

Contraproposta apresentada pelo MGI na quinta-feira passada garante ganhos reais para a categoria. Próximos passos são a assinatura do acordo e a elaboração das alterações legislativas pelo MGI

23 de julho de 2024 às 12:13

Live de hoje terá participação de Antônio Augusto de Queiroz; não perca!
Sindicato

Live de hoje terá participação de Antônio Augusto de Queiroz; não perca!

DEN informa que já disponibilizou o link do Teams para a transmissão ao vivo. A Live terá início às 18h (horário de Brasília/DF).

23 de julho de 2024 às 12:13

Live com filiados(as): participação especial de Antônio Augusto de Queiroz
Sindicato

Live com filiados(as): participação especial de Antônio Augusto de Queiroz

Transmissão ao vivo será realizada nessa terça-feira, dia 8, às 18h (horário de Brasília/DF).

23 de julho de 2024 às 12:13

Em reunião com a Diretoria do Sindireceita MGI apresenta contraproposta de reajuste para os Analistas-Tributários
Sindicato

Em reunião com a Diretoria do Sindireceita MGI apresenta contraproposta de reajuste para os Analista...

Os detalhes da contraproposta serão apresentados pelo presidente do Sindireceita, Thales Freitas na Live Semanal que será realizada hoje, dia 3, a partir das 17h.

23 de julho de 2024 às 12:13