Ícone Sindireceita

Aduana: Controle aduaneiro em Foz do Iguaçu/PR é destaque em reportagem do Fantástico

1 de agosto de 2024 às 14:05

O programa Fantástico, da TV Globo, exibiu uma extensa reportagem do trabalho de controle aduaneiro realizado pela Receita Federal na região de Foz do Iguaçu/PR. A reportagem destaca o trabalho dos Analistas-Tributários no controle de veículos e cidadãos na Ponte Internacional da Amizade e também os desafios para à fiscalização e a repressão ao contrabando e descaminho. Veja a reportagem completa.

A reportagem também apresenta em detalhes o esquema de contrabando que envolve motoqueiros e que movimenta milhões de reais na fronteira entre Brasil e Paraguai. Milhares de pessoas passam ao mesmo tempo pela Ponte da Amizade, que separa a Cidade do Leste, no Paraguai, de Foz do Iguaçu, no Brasil. O local é cenário de um milionário esquema de transporte clandestino, que visa o horário de maior movimento para contrabandear as mercadorias.

Como funciona

A reportagem do Fantástico mostrou que muitos motoqueiros pegam produtos em uma tenda, ao lado do prédio da imigração paraguaia. Eles escondem e seguem caminho, principalmente no horário de maior movimento. Os "laranjas" vão nas garupas das motos com as mercadorias, e alguns tentam fugir já no posto de fiscalização, no lado brasileiro. A maior parte das mercadorias que entram aos poucos no país com as motos é transferida para ônibus, com destino a outras cidades e estados.

Outra estratégia dos contrabandistas é de só carregar a maior parte da mercadoria já na estrada. Um dos veículos parados na blitz, a 258 km de Foz do Iguaçu, trazia mais de 44 mil dólares (quase R$ 240 mil) em contrabando.

Esquema movimenta milhões de reais

No ano passado, 1295 motos foram apreendidas. A Receita Federal calcula que só esses veículos tenham passado mais de 86 mil vezes pela fronteira até serem pegos. Esse fluxo pode ter movimentado cerca de R$ 760 milhões.

Um trabalho de inteligência lê as placas por meio da IA e identifica quantas vezes cada moto passa por dia. Assim, para fugir desse controle, motoqueiros usam a estratégia de passar ao mesmo tempo no horário de maior movimento. Para identificar possíveis suspeitos, os agentes procuram quem tem menos "característica de viajante", levando mais mercadorias do que malas com roupas.

De cigarros eletrônicos a drogas

Nos últimos anos, os cigarros eletrônicos têm sido um dos produtos mais contrabandeados para o país. De 2020 até maio deste ano, o número de apreensões cresceu mais de 12 mil vezes. (Com informações do Portal G1)

Leia mais sobre os temas da notícia: