Ícone Sindireceita

Operação iFraud: ATRFB atuam em operação de combate ao contrabando

Analistas-Tributários atuam em operação de combate a importação e o comércio fraudulento de aparelhos smartphones em Itu/SP.

1 de outubro de 2024 às 16:55
Atualizado: 1 de outubro de 2024 às 17:11

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram nesta terça-feira, dia 1°, em conjunto com a Polícia Federal, em operação de combate a importação e o comércio fraudulento de aparelhos smartphones em Itu/SP.

A denominada Operação iFraud, cumpriu mandados de busca e apreensão em Itu e nas cidades paulistas de Sorocaba, São Paulo, Arujá, Guarulhos e Barueri, além de Maceió/AL. Em Itu, o alvo foi o endereço de uma pessoa física, mas que se mudou recentemente. A identidade não foi revelada.

A investigação teve início a partir de comunicação feita pela Receita Federal, que identificou um influenciador digital que ensinava as pessoas a importar produtos dos Estados Unidos. O método ensinado pelo influenciador, via on-line, pregava o não pagamento, total ou parcial, dos tributos devidos na importação.

Além de ensinar as pessoas a cometer crimes de fraude na importação, o influenciador fornecia smartphones importados de maneira fraudulenta diretamente a clientes interessados. Para isso, ele mantinha uma rede de cúmplices, responsáveis pela importação ilícita e a distribuição dos aparelhos.

O cliente poderia ainda efetuar a compra do produto nos Estados Unidos, e o grupo providenciava a remessa ao Brasil, com nota fiscal, porém sem pagamento de taxa alfandegária. Havia a possibilidade de que o produto fosse retirado no Paraguai.

A Receita Federal chegou a interceptar duas remessas internas desses itens. Em ambos os casos, não foram apresentados documentos da origem lícita dos aparelhos. Só nos primeiros 100 dias de 2024, essa empresa já tinha comercializado mais de 3 mil smartphones com valor superior a R$ 14 milhões, sem qualquer nota fiscal de entrada dessa mercadoria.

Fonte: https://jornalperiscopio.com.br/site/pf-e-receita-federal-realizam-operacao-de-combate-a-importacao-de-smartphones-em-itu/

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia: