Operação Toque de Silêncio
Analistas-Tributários atuam em operação de combate ao contrabando e descaminho em Dourados/MS.
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram, em conjunto com a Polícia Federal (PF) na Operação Toque de Silêncio nesta quarta-feira, dia 23, com objetivo de combater o contrabando e descaminho de diversos produtos oriundos do Paraguai.
As investigações constataram que um hotel em Dourados/MS funcionava como HUB/depósito/entreposto para depósito das mercadorias ilegais advindas do Paraguai.
Dentre os itens estão cigarros, perfumes, eletrônicos, relógios, roupas, equipamentos para a pesca, essência de narguile, máquina de fazer aplicação de película de celular e outros. As mercadorias eram armazenadas no hotel, evitando abordagens policias, fracionando o percurso e dividindo o transporte de mercadorias.
Foram cumpridos um Mandado de Prisão, um Mandado de Busca e Apreensão no hotel, sequestro de valores e ativos financeiros no valor estimado de R$ 3 milhões e a suspensão da atividade econômica relacionada ao hotel e ao seu sócio proprietário, conforme decisão expedida pela Justiça Federal de Dourados/MS.
As mercadorias retidas durante a ação foram levadas para o depósito da Receita em Ponta Porã/MS.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.