Ícone Sindireceita

Sindireceita participa de homenagem ao Dia do Servidor Público na Câmara

Sessão Solene ocorreu às 11h, no Plenário Ulysses Guimarães.

29 de outubro de 2024 às 16:10
Atualizado: 30 de outubro de 2024 às 11:30

Dando continuidade às celebrações do Dia do Servidor Público, o presidente do Sindireceita, Thales Freitas, as diretoras Iêda Miranda (secretária geral) e Marlene Cambraia (Aposentados e Pensionistas) e o diretor Afrânio de Azevedo Andrade participaram na manhã desta terça-feira, dia 29, de Sessão Solene na Câmara dos Deputados em homenagem à data. O evento foi realizado no Plenário Ulysses Guimarães e reuniu parlamentares e diversas entidades de representação do funcionalismo público federal, estadual e municipal.

Os representantes da Diretoria Executiva Nacional (DEN) também participaram na noite de ontem, dia 28, de celebração ao Dia do Servidor Público no Congresso Nacional (saiba mais aqui). Das 19h às 23h foram projetadas imagens em homenagem aos servidores e servidoras nos prédios do Legislativo.

A Mesa Diretora da Sessão Solene ocorrida nesta manhã foi presidida pelas deputadas federais Alice Portugal (PCdoB-BA) e Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP). No decorrer do evento, presidentes de entidades sindicais foram mencionados pela Mesa da solenidade, entre eles o presidente do Sindireceita, Thales Freitas, que também foi citado na explanação do presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF, do Judiciário Federal do TO e da Justiça Federal e Eleitoral do AC, RO e RR (SINDJUS), Costa Neto.

Desafios e perspectivas

A solenidade foi marcada por discursos sobre os desafios enfrentados pelos servidores e servidoras nos últimos anos, entre eles os planos de carreira que ainda não foram executados; os efeitos negativos gerados pela Reforma da Previdência; a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020 (reforma administrativa) e, mais recentemente, contra dispositivos presentes na PEC 66/2023 que afetam os direitos dos servidores nos estados e municípios.

As explanações conduzidas no Plenário também reivindicaram a instalação das Mesas Específicas de Negociação que não foram abertas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) até o momento. “Os servidores precisam estar atentos, organizados e unidos para não permitir que esses ataques prevaleçam”, comentou o presidente do Sindireceita, Thales Freitas.

De acordo com Freitas, é imprescindível que os servidores e servidoras sejam valorizados em suas diversas áreas de atuação, para assegurar avanços ao país e garantir atendimento de qualidade à população brasileira. Neste sentido, o titular da DEN destacou a importância da valorização dos Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias da Receita Federal do Brasil (RFB), que cumprem papel essencial para garantir a arrecadação dos recursos utilizados no financiamento dos serviços públicos. “Precisamos do servidor público em todas as áreas, como a educação, nos transportes, na saúde e na segurança. Sem servidores e servidoras, esses serviços não funcionam. Para custear todo esse aparato colocado à disposição da sociedade, precisamos, especialmente, do Fisco nas esferas estadual, municipal e, sobretudo, federal onde está enquadrado o Analista-Tributário. Com o nosso trabalho, garantimos a arrecadação necessária para custear os serviços oferecidos à população”, declarou.

Sessão Solene

A realização da Sessão Solene atendeu requerimentos de autoria de diversos congressistas, entre eles as deputadas federais Alice Portugal (PCdoB-BA), Célia Xakriabá (PSOL-MG), Luiza Erundina (PSOL-SP), Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP) e Talíria Petrone (PSOL-RJ); e os deputados federais Chico Alencar (PSOL-RJ), Gilvan Maximo (REPUBLICANOS-DF), Glauber Braga (PSOL-RJ), Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Túlio Gadêlha (REDE-PE). Confira abaixo a íntegra da solenidade.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas