Ícone Sindireceita

Receita Federal faz operação em São Paulo

Analistas-Tributários da Receita Federal participam da operação “Barba Negra” que tem como objetivo apreender produtos contrabandeados, descaminho e falsificação.

1 de novembro de 2024 às 14:32

Analistas-Tributários da Receita Federal participam da operação “Barba Negra” que tem como objetivo apreender produtos contrabandeados, descaminho e falsificação. De acordo com a Receita Federal participam da ação 72 servidores e 38 Policiais Rodoviários Federais.

Deflagrada na última quarta-feira, dia 30, a operação é realizada na região da rua 25 de março em São Paulo já resultou na apreensão de mais de R$ 500 milhões em mercadorias ilegais e em grande quantidade de dinheiro.

Em sua primeira ação, a operação esteve em um shopping localizado na rua 25 de Março com mais de mil lojas, que recebe um público diário de aproximadamente 500 mil pessoas. As investigações mostraram que as mercadorias abastecem a região central de São Paulo e também cidades em todo o Brasil.

Segundo a Receita Federal comerciantes são investigados por sonegação de impostos, lavagem de dinheiro, corrupção e trabalho escravo. A ação terá duração de várias semanas e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que também fará a preservação do local no período noturno, entre terça-feira e quarta-feira (30), segundo dia da ação.

Até o momento, além das mercadorias falsificadas, uma grande quantidade de dinheiro foi apreendida e agentes da PF fortemente armados participaram do primeiro dia de operação. O foco da operação são mercadorias estrangeiras que foram introduzidas em território nacional sem o devido controle, segundo os agentes, configura crime de contrabando ou descaminho. (Com informações da assessoria de comunicação da Receita Federal do Brasil)

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas