Ícone Sindireceita

Operação Vaporis 2: Analistas-Tributários atuam em operação de combate ao contrabando e descaminho em São Paulo

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram em operação de combate à comercialização ilegal de cigarros eletrônicos e de smartphones importados de forma irregular no estado de São Paulo.

14 de novembro de 2024 às 14:16

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram nesta terça-feira, dia 12, na Operação Vaporis 2, com o foco no combate à comercialização ilegal de cigarros eletrônicos e de smartphones importados de forma irregular no estado de São Paulo.

Segundo a Receita Federal, mais de 70 lojas foram fiscalizadas durante a operação, que ocorreu em dois shoppings da cidade. A estimativa é de que o valor das mercadorias retidas chegue a R$30 milhões.

Somente no início da operação, foram apreendidos R$300 mil em espécie sem comprovação de origem em um dos estabelecimentos investigados.

A introdução de cigarros eletrônicos no País é crime de contrabando. Os estabelecimentos em que for constatada a comercialização, exposição, armazenamento ou guarda de cigarros eletrônicos terão o CNPJ declarado suspenso, a partir da ciência do termo de retenção das mercadorias e podem sofrer a pena de reclusão de dois a cinco anos.

Fonte: o Globo

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas