Ícone Sindireceita

IDESF e Sindireceita promovem palestra

A palestra Criptoativos para lavagem de dinheiro e financiamento de organizações criminosas acontece no dia 05 de dezembro de 2024, na modalidade on-line. As vagas são limitadas, preencha o formulário e garanta a sua.

19 de novembro de 2024 às 07:38
Atualizado: 19 de novembro de 2024 às 07:56

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) e o Sindireceita realizam no dia 5 de dezembro, às 14h, a palestra on-line "Criptoativos para lavagem de dinheiro e financiamento de organizações criminosas", que será ministrada pelo Dr. André Castro Carvalho.


Vagas

Para participar da palestra basta preencher o formulário AQUI. As vagas são limitadas.


Conteúdo da Palestra

  • Riscos do uso de criptoativos para facilitar delitos financeiros e evasão de sanções:
    o Lavagem de ativos
    o Financiamento do terrorismo.
    o Esquema piramidal/Esquema Ponzi.
    o Evasão de sanções.
    o Estafas e fraudes.
    o Evasão fiscal.

  • Indicadores de alerta (red flag indicators) de ALA/CFT:
    * Alertas relacionadas a transações: tamanho e frequência
    * Alertas relacionadas a padrões de transações: novos usuários, usuários em geral
    * Alertas relacionadas ao anonimato.
    * Alertas relacionadas a remetentes ou destinatários.
    * Irregularidades observadas durante a criação da conta.
    * Irregularidades observadas durante o processo de CDD.
    * Perfil
    Perfil de possíveis vítimas
    Outros comportamentos incomuns
    Alertas relacionadas à fonte de recursos ou riquezas
    Alertas relacionadas a riscos geográficos.

  • Estudo de casos (principais operações):
    No Brasil:
    Operação Pão Nosso (201Operação Kryptus (2020Operação Colossus (2022)
    Operação Poyais (2020)
    Na Argentina:
    Operação Bobinas Blancas (2021)
    No Paraguai.


Sobre o palestrante

André Castro Carvalho é Graduado e Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, sua tese de doutorado recebeu o Prêmio CAPES de Teses 2014 como a melhor tese de doutorado em Direito no Brasil em 2013. Realizou estudos de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology – MIT (em 2016) e na Faculdade de Direito da USP (2017-2018). É co-coordenador do Manual de Compliance (3ª ed.) e coautor dos livros Cultura Organizacional em Compliance (Ed. Thomson Reuters) e Gestão de Risco e Compliance. É professor de pós-graduação e educação executiva em várias escolas de negócios. Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial. Consultor em projetos internacionais, como PNUD, UNODC, BID, CAF. É membro de órgãos de governança corporativa em São Paulo. Profissional com 20 anos de experiência, principalmente nos setores financeiro e infraestrutural, e certificado em treinamento pela International Compliance Association – ICA do Reino Unido e profissional certificado em AML/CFT pela ACAMS dos Estados Unidos.


Sobre o IDESF

As fronteiras são estratégicas por sua natureza. Mas a elevação do fluxo de pessoas e de mercadorias, características da contemporaneidade, amplia a necessidade de atenção especial a essas áreas. Não unicamente por questões de segurança, mas porque é o desenvolvimento dessas regiões que vai modificar seu perfil de ilícitos, os quais trazem prejuízos para toda a sociedade brasileira. 

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) é uma instituição civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que tem como objetivo a criação de mecanismos para promover igualdade, integração e desenvolvimento das regiões fronteiriças.

Por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, de estudos, ações e projetos, o IDESF proporciona o envolvimento de diferentes atores de áreas como política, economia, educação, saúde e segurança pública, nas iniciativas em prol da melhoria das condições nas áreas de fronteira, contribuindo dessa forma com a prosperidade e a soberania nacional.

Saiba mais sobre o IDESF AQUI.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas