Ícone Sindireceita

2024: Um ano de extenso trabalho! 

Em 2024, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita trabalhou intensamente em diversas frentes relacionadas a defesa dos Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias da Receita Federal do Brasil.  

31 de dezembro de 2024 às 08:00
Atualizado: 6 de janeiro de 2025 às 09:28

Em 2024, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita trabalhou intensamente em diversas frentes relacionadas a defesa dos Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias da Receita Federal do Brasil.  

Trabalhamos em um conjunto de pautas extremamente importantes, tendo como um dos principais focos as negociações visando a reestruturação remuneratória que contemplasse a todos os Analistas-Tributários ativos, aposentados e os pensionistas.  

Neste ano, também lutamos muito para assegurar nosso espaço de atuação e ver reconhecido o trabalho do Analista-Tributário neste novo sistema tributário que se anuncia a partir da aprovação da reforma Tributária e de seus dispositivos pelo Congresso Nacional. Foi com este mesmo propósito que atuamos intensamente nos debates relacionados ao Programa de Gestão e Desempenho da Receita Federal e nas discussões envolvendo a elaboração de um novo Regimento Interno e do decreto de atribuições.   

Lutamos intensamente na defesa de nossos aposentados, aposentadas e pensionistas. Construímos ao longo do ano um conjunto de reivindicações com foco específico nas demandas e direitos desta parcela fundamental de nossos filiados. Ao longo de todo o ano, a Diretoria e dirigentes de nosso Sindicato participaram ativamente da luta em favor do fim da cobrança previdenciária.  

O Sindireceita teve papel fundamental na mobilização em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 06/2024), que prevê a suspensão escalonada da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas, com extinção total após os 75 anos. Durante todo o ano, a DEN do Sindireceita, por meio, principalmente, de sua Diretoria da Aposentados e Pensionista, com o apoio da Secretaria Geral e da Diretoria de Assuntos Parlamentares, participou ativamente do trabalho parlamentar, realizado de forma conjunta com diversas entidades de representação e o Instituto MOSAP. Um esforço visando aprovação da chamada PEC Social. 

Como parte de nossa luta em favor da valorização e do reconhecimento do nosso cargo, lutamos pela recomposição do quadro de servidores e conseguimos efetivar a convocação de todos os 791 aprovados no último concurso. Além disso, recebemos novos colegas no órgão, a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu provimento para transformar o cargo de Técnico do Seguro Social em Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB).  

Mais uma vez, encerramos um ano de muita luta e desafios. Foram meses de intenso trabalho e de muitos obstáculos superados. Conseguimos avanços importantes e também nos fortalecemos e nos preparamos para novos desafios que se apresentam.   

Para o novo ano que se aproxima, reforçamos nosso compromisso com a luta em favor da valorização e do reconhecimento do Analista-Tributário.  

Nesta oportunidade também aproveitamos para agradecer a todas as Analistas-Tributárias e todos os Analistas-Tributários que caminharam unidos e que, novamente, demonstraram a força e a resiliência de nossa categoria.  

Que 2025 traga novas conquistas e nos fortaleça ainda mais em nossa missão de servir ao país e à sociedade. 

Diretoria Executiva Nacional

Sindireceita 

 

 

 

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas