Sindireceita reúne-se com a Auditoria Cidadã da Dívida e Frente Parlamentar
Os diretores Breno Rocha e Valdemir Bueno participaram da reunião nesta terça-feira (18).
O Sindireceita, representado pelos diretores Breno Rocha e Valdemir Bueno, participou da reunião conjunta do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida e da Frente Parlamentar sobre o Limite dos Juros e a Auditoria Integral da Dívida Pública com Participação Popular realizada na manhã desta terça-feira, dia 18.
A reunião conjunta foi iniciada pela análise de conjuntura empreendida pela coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli e pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).
Referida análise, reforçada pelas manifestações de representantes de entidades sindicais dos servidores públicos e de movimentos sociais, enfatizou o sacrifício de direitos sociais e dos direitos dos servidores em prol da prioridade dada para o pagamento da dívida pública, a qual continua a crescer devido à forte elevação da taxa de juros.
Pontuou-se que o Arcabouço Fiscal manteve a situação constituída no governo Temer de fixação de teto para as despesas com educação, saúde, previdência e segurança, mas sem o estabelecimento de limites para o pagamento da dívida pública.
A existência de juros altos estimula o aumento da inflação e não o contrário, conforme visão defendida pela Diretoria do Banco Central do Brasil.
A MP 1286/2024 muda processos de avaliação e critérios de promoção funcional, não atendendo às reivindicações dos servidores públicos federais, que continuam sofrendo com o arrocho salarial, não obtendo sequer a reposição inflacionária.
A priorização do sistema financeiro pelo governo, em prejuízo dos direitos da classe trabalhadora foi destaque na manifestação da parlamentar Fernanda Melchionna (PSOL-RS).
Ao final, as categorias de servidores foram estimuladas a participar do Dia de Lutas a ser realizado em 20/02/2025 (quinta-feira) e as Entidades Sindicais receberam o chamamento para servidores engajar com força em 2025 na Campanha Nacional por Direitos Sociais.