Ícone Sindireceita

Sindireceita segue investindo em transparência e participação

Nunca nosso Sindicato esteve tão próximo de seus filiados. Fizemos e seguiremos fazendo esforços para que cada filiado participe e tenha acesso as informações relevantes e de interesse

9 de abril de 2025 às 13:29
Atualizado: 22 de abril de 2025 às 19:11

A realização da Live Especial destinada, exclusivamente, à participação das filiadas aposentadas e dos filiados aposentados e filiados e filiadas pensionistas marcou uma nova etapa no processo de participação e de comunicação em nosso Sindicato.

Os temas abordados na transmissão, realizada no dia 1º de abril, foram definidos pelos participantes do grupo de WhatsApp “Sindireceita Aposentados e Pensionistas”. Os membros responderam a uma enquete e elegeram, a partir do voto, as pautas que deveriam ser apresentadas e discutidas.

A Live Especial abordou como assuntos principais o andamento das ações judiciais conduzidas pelo Sindireceita e pelos escritórios contratados; o trabalho da categoria visando o fim da contribuição previdenciária e a tramitação no Congresso Nacional da PEC 06, chamada também de PEC Social, e a luta por melhorias no Bônus de Eficiência.

Com este novo formato, a Diretoria Executiva Nacional busca não apenas incentivar a participação das filiadas e filiados nas transmissões semanais, mas garantir que todos possam definir os temas que serão tratados de forma livre e independente. Por mais de 3 horas foram apresentadas dezenas de perguntas, críticas e sugestões por filiadas e filiados de todo o país. A Live, que está disponível no canal do Youtube do Sindireceita, já foi assistida por mais de 250 pessoas. Veja aqui

A definição dos temas é apenas mais uma ação da Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita voltada a ampliação da participação das filiadas e filiados, especialmente das aposentadas, aposentados e pensionistas.

Ao longo desta gestão, que teve início em 2023 e se encerra no fim deste ano, a DEN ampliou as formas de participação e de comunicação dos filiados com o Sindicato, inclusive desenvolveu uma série de produtos e ações destinadas, especialmente para as aposentadas, aposentados e pensionistas.

Reformulamos o site e a área restrita e criamos espaços específicos para a transmissão de informações de interesse dos aposentados e pensionistas; criamos grupos de transmissão no WhatsAPP focados apenas nos temas que interessam objetivamente a este grupo de filiados, o que tornou a comunicação mais direta e efetiva; desenvolvemos e lançamos sistemas que tornaram muito mais fácil a interação e o envio de documentos para, por exemplo, acelerar o processo de execução das ações judiciais; desenvolvemos um aplicativo para o agendamento de atendimento Jurídico e também um Sistema Eletrônico de Votação que permite que todos possam votar e contribuir com as decisões do Sindicato sem sair de casa.

Aqui abrimos um parêntese em relação à participação dos aposentados e aposentados nas votações da categoria. Com o advento do Sistema Eletrônico de Votação do Sindireceita, que ocorreu em fevereiro de 2023, o quantitativo de aposentados votantes passou de 154 (em 2022) para 715, em fevereiro de 2025. Um aumento de 561 aposentados e aposentadas participando das decisões da nossa categoria.

Focado no interesse dessa importante parcela dos filiados também investimos na reestruturação do “Jornal do Aposentado e Pensionista”, que é enviado trimestralmente com informações sobre ações e serviços prestados pela DEN. Passamos a enviar, mensalmente, a “Carta para os Aposentados, Aposentadas e Pensionistas” com informações objetivas e diretas sobre ações e serviços da DEN para esse público específico.

Criamos o Conexão Sindireceita, informativo em áudio, exclusivo para aposentados e pensionistas. Por meio do endereço eletrônico conexao@sindireceita.org.br os interessados podem enviar sugestões, reclamações e elogios para o Conexão Sindireceita.

Não obstante, as ações da Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita tem como foco não apenas os colegas aposentados, mas o conjunto dos filiados. Inclusive, ao longo de toda esta gestão, realizamos dezenas de transmissões ao vivo que abordaram os principais temas de interesse de toda à categoria. Somente entre fevereiro de 2024 e abril de 2025 foram realizadas pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) 35 lives, que contaram com a participação total de 12.470 filiados(as), uma média de 356 participantes por reunião.

Em todas estas transmissões além de atualizar a base sobre as principais ações realizadas pelo Sindicato, o foco sempre foi a participação dos filiados. Inicialmente, esta participação ocorria por meio do chat e as perguntas eram encaminhadas por escrito ao longo da transmissão. Evoluímos e nos adaptamos as plataformas até chegar ao modelo atual em que os filiados se manifestam e apresentam suas perguntas, dúvidas e críticas diretamente aos diretores.

Semanalmente os filiados também encaminham, previamente, para o endereço eletrônico live@sindireceita.org.br críticas, sugestões e perguntas que são abordadas pelos representantes da DEN no decorrer da Live Semanal.

Todas as semanas, são mais de 3 horas de debate com a base. Somamos mais de 105 horas de contato direto com Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias tratando de mobilizações, negociações salariais, trabalho parlamentar, ações judiciais e outros assuntos de interesses da categoria. A cada Live, em média, são apresentados e respondidos 35 questionamentos.

Também nos esforçamos para chegar em cada um de nossos filiados. Criamos 8 grupos de whatsapp: 4 para divulgação de notícias; 2 para divulgação de informações sobre ações judiciais; 1 para aposentados e pensionistas; e 1 para divulgação de notícias aos Delegados Sindicais. Um esforço que, até o momento, possibilitou que o Sindicato leve informações diretamente para mais de 5 mil filiados que participam dos grupos e que diariamente recebem informações do trabalho sindical que é realizado em favor de toda a categoria.

Ampliamos nosso alcance e a produção e distribuição de conteúdo nas redes sociais. Em dois anos a Diretoria Executiva Nacional (Jan 2023 a Dezembro de 2024) produziu:

• 196 vídeos para o seu canal do Youtube, com uma média diária de 171 visualizações;

• No Instagram os seguidores passaram de 3.050 para 5.300, de forma orgânica, com uma produção de 3.105 elementos de divulgação (Fotos, notas, carrosséis, vídeos, reels, stories, etc.);

• No facebook foram publicados 3.142 elementos de divulgação, com 14.865 curtidas, 510 comentários, 812 compartilhamentos e 55,8 mil visitas à página;

• No site da entidade foram publicadas 2.389 notícias, que perfaz uma média de publicação de 3,3 notas diárias.

Foram, portanto, um conjunto de ações práticas, objetivas e concretas que asseguram a todas e todos os filiados meios efetivos de participação e que ampliam o acesso as informações de interesse da categoria. Um esforço baseados em dois principais objetivos: assegurar a participação de todas e todos e garantir à transparência na atuação da Diretoria do Sindireceita.

É importante destacar também que ações de comunicação fazem parte da essência de um Sindicato. A comunicação é um elemento fundamental para a organização, para a mobilização das bases e contribui efetivamente para fortalecer a representatividade de dirigentes e entidades sindicais.

Assim, não há como separar o trabalho político, parlamentar, de negociação com o governo das ações de comunicação que o Sindireceita realiza diariamente. Foi a junção destas ações com à mobilização da base e a unidade de luta, que nos levaram a todas as nossas conquistas. Foi assim que vencemos à ADI 4616; que asseguramos à implementação, ainda que parcial, do Programa de Produtividade da Receita Federal, especialmente o Bônus de Eficiência variável; e mais recentemente, nossa importante conquista na reestruturação do texto do PLP 68 que assegurou o devido espaço de atuação do Analista-Tributário como servidor que exerce atividades específicas da Administração Tributária e Aduaneira e exclusivas da Estado.

Da mesma maneira, seguimos lutando arduamente por um reajuste no vencimento básico e pela valorização de nosso trabalho. Lutas que travamos e vencemos graças a mobilização e participação de todos os filiados que sempre estiverem unidos e caminhando de forma conjunta para o mesmo objetivo.

Por isto, esta Diretoria Executiva Nacional faz questão de investir, cada vez mais, na comunicação, na participação e na transparência de sua relação com toda a base de filiados. Aliás, nunca nosso Sindicato esteve tão próximo de seus filiados. Fizemos e seguiremos fazendo esforços para que cada filiado participe e tenha acesso as informações relevantes e de interesse.

Alerta

Mas, como toda mudança gera reações, passamos, recentemente, à assistir em nosso ambiente sindical, até mesmo durante os debates que ocorrem em nosso mais diversos fóruns, à reprodução de práticas lastimáveis.

De forma lamentável, algumas pessoas decidiram internalizar em nosso Sindicato uma prática que se reproduz em todo o mundo e que se tornou um fenômeno cotidiano que é a promoção do medo, do ódio, da divisão e que tem na propagação de mentiras pelas redes sociais sua marca.

Infelizmente, diante de acontecimentos recentes e visando preservar as filiadas e filiados, bem como os órgãos estatutários e o respeito pleno a nossa entidade sindical, esta Diretoria Executiva Nacional se vê obrigada a fazer um alerta à todas e todos.

Contrariando o bom senso, as normas internas e até mesmo a legislação, algumas pessoas iniciaram uma campanha para desacreditar nossa instituição por meio da promoção de mentiras que visam instaurar às sementes do medo, do ódio, da separação, da insegurança e da incerteza. Esta, aliás, é a receita usada por extremistas em todo o mudo, tendo as redes sociais como seu meio de contaminação.    

De forma absolutamente irregular, se lançaram, antecipadamente, em campanha visando as próximas eleições no Sindicato. Até profissionais de marketing teriam sido contratados com este propósito. É importante destacar que as eleições no Sindireceita são reguladas por um normativo interno que só será aprovado na reunião ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita que será realizada nos dias 11 a 14 deste mês.

O fato é que, tomadas pelo desespero, tais pessoas passaram até mesmo, a assediar filiados, estimulando a participação de colegas em um processo de deslegitimação não de um grupo de dirigentes, mas da Diretoria Executiva Nacional do Sindicato, um órgão estatutário fundamental para a defesa do interesse e do direito de todos nós.

Um processo que serve apenas para tentar enfraquecer nossa entidade sindical e que busca desmobilizar à base e gerar desunião. A estratégia é simples e conhecida; primeiro cria-se desconfiança, depois promove-se a desunião para, ao final, governar sobre escombros e impor um projeto de poder que só interessa aos próprios.

Um Sindicato só pode existir com unidade, coesão e força de luta coletivos. Desta forma, aqueles que, desde já, pregam a desunião e a fragmentação da base apenas revelam que, definitivamente, não estão aptos à conduzir uma instituição como o Sindireceita que é responsável por representar mais de 10 mil Analistas-Tributárias e Analistas-Tributários e que tem um compromisso histórico de luta e defesa em favor da valorização e do reconhecimento de todos os seus filiados.

Diante da gravidade e de fatos lamentáveis, não resta a esta Diretoria Executiva Nacional outra alternativa a não ser tomar todas as atitudes necessárias para preservar nossa entidade sindical e o nosso maior patrimônio que é a nossa capacidade de defesa dos interesses de cada um(a) do(a)s nosso(a)s filiado(a)s.

Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas