Nomeações dos novos Analistas-Tributários devem ocorrer na segunda quinzena de julho
Expectativa foi apresentada em reunião do Sindireceita com a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da RFB
Na manhã de ontem, dia 5, os diretores do Sindireceita Fabiano Rebello (Estudos Técnicos) e Alexandre Magno (Defesa Profissional) se reuniram com o coordenador-geral de Gestão de Pessoas (Cogep/RFB), Marcelo Nascimento Araújo para tratar da situação dos aprovados (excedentes) no último concurso público da Receita Federal. Todos os aprovados concluíram o curso de formação e aguardam a nomeação definitiva. Durante o encontro, foi apresentada a previsão de que a homologação final do concurso e a nomeação dos novos Analistas-Tributários ocorram durante a segunda quinzena de julho.
Uma das principais questões em aberto diz respeito à distribuição das vagas por localidade. Embora uma lista com as cidades previstas tenha sido publicada, a relação acabou alterada diante da manifestação formal de desistência por parte de 39 aprovados para o cargo de Analista-Tributário de 12 para o cargo de Auditor. Com isso, a Cogep, em conjunto com a FGV (banca organizadora), trabalha na elaboração de uma nova lista, que deverá ser publicada até o final da próxima semana.
Outro ponto pendente é a homologação do resultado final, que ainda depende de decisões sobre a classificação de candidatos que estão sub judice — ou seja, aqueles que obtiveram decisões judiciais favoráveis à inclusão na lista final — e também sobre a forma de classificação dos portadores de deficiência e negros. Há demandas divergentes: tanto candidatos da ampla concorrência que desejam ser classificados nas cotas, quanto candidatos cotistas que desejam figurar na lista geral.
A equipe da Cogep reafirmou o compromisso com a legalidade e com a transparência no processo, mantendo diálogo aberto com o Sindicato e os candidatos. A expectativa é que todos esses ajustes sejam concluídos com celeridade, possibilitando o cumprimento do cronograma previsto para julho.