Ícone Sindireceita

Sindireceita acompanha a audiência pública "Reforma Administrativa: Uma visão geral"

O principal objetivo do Sindireceita, ao participar desses eventos, é realizar um trabalho parlamentar contínuo. Este trabalho visa apresentar um conjunto de propostas em defesa dos direitos dos servidores e da modernização da Administração Pública

10 de junho de 2025 às 16:56
Atualizado: 24 de junho de 2025 às 16:24

Representando as Analistas-Tributárias e os Analistas-Tributários, o presidente do Sindireceita, Thales Freitas acompanhou na manhã desta terça-feira, dia 10, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, a primeira audiência pública realizada pelo Grupo de Trabalho destinado a discutir e elaborar proposição legislativa que vise ao aperfeiçoamento da administração pública.

Foto: Fabiano Rebelo, Deputado Federal Pedro Paulo (PSD-RJ), Thales Freitas e Sérgio Castro.


A audiência, realizada no Plenário 8 teve como o tema a "Reforma Administrativa: Uma visão geral". Os diretores do Sindireceita, Fabiano Rebelo (Estudos Técnicos) e Sérgio de Castro (Assuntos Parlamentares) também acompanharam os debates.

Foto: Thales Freitas, Fabiano Rebelo e Sérgio Castro com o Deputado Federal Júlio Lopes (PP-RJ)


A primeira audiência realizada pelo Grupo de Trabalho contou com as participações da presidente do Conselho do Movimento Pessoas à Frente, Vera Monteiro, da diretora executiva do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Tatiana Ribeiro, de especialistas e parlamentares.

Foto: Thales Freitas e o Deputado Federal Pedro Campos (PSB-PE)


Já a próxima audiência pública do Grupo de Trabalho será realizada a partir das 9h30 na terça-feira, dia 17, e terá a participação dos representantes das entidades sindicais dos servidores públicos federais. A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita participará da Audiência Pública, representando as Analistas-Tributárias e os Analistas-Tributários.

O principal objetivo da Diretoria do Sindireceita, ao participar desses eventos, é realizar um trabalho parlamentar contínuo. Este trabalho visa apresentar um conjunto de propostas em defesa dos direitos dos servidores e da modernização da Administração Pública, com foco especial na Administração Tributária e Aduaneira e na Receita Federal do Brasil. O Sindireceita busca enfatizar a importância do trabalho realizado pelos Analistas-Tributários para a sociedade, a economia e o Estado Brasileiro. 

Na foto da direita para esquerda: Thales Freitas, presidente do Sindireceita, Costa Neto, presidente do SINDJUS/DF, Deputado Federal, André Figueiredo, João Paulo, diretor de Relações Institucionais da Confederação dos Servidores Públicos, Flávio Werneck, diretor de Estratégia Sindical da FENAPEF, e Fabiano Rebelo, diretor de Estudos Técnicos do Sindireceita.


Toda a sociedade também pode contribuir e encaminhar propostas, críticas e sugestões para o endereço eletrônico. gt.reformaadministrativa@camara.leg.br


Veja aqui mais informações sobre o GT da reforma Administrativa.


Na foto: Ao centro, Thales Freitas, presidente do Sindireceita, ao seu lado esquerdo, Pedro da Silva Cavalcanti, Diretor de Assuntos Institucionais da FENAPRF, e ao seu lado direito, Antônio Carlos, presidente da CONACATE).


Durante a audiência pública o coordenado do GT, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) apresentou as diretrizes que vão nortear a produção da proposta. Entre as diretrizes estão:

  • Propor um conjunto de propostas de legislação para dotar o Estado de uma melhor capacidade, qualidade e velocidade do na prestação do serviço ao cidadão;

  • Não será feito ajuste fiscal pela reforma, porém seus efeitos podem produzir ganhos fiscais;

  • O servidor público não é o vilão. Ele é o agente de mudança e transformação do Estado brasileiro. Não será discutida a redução de direitos do servidor, como por exemplo, a sua estabilidade, mas vamos enfrentar privilégios, supersalários, excesso de tele-trabalho e instituir a meritocracia;

  • Não vamos tratar de tamanho do Estado, nem menor, nem maior e sim mais eficiente seja qual for o seu tamanho;

  • Uma reforma completa precisa considerar não apenas uma reforma de recursos humanos. É preciso considerar a estratégia, estrutura organizacional, processos / uso de tecnologia, entre outros aspectos.

  • Vamos buscar as boas práticas de gestão onde elas estiverem; Municípios, Estados, Governo Federal assim como experiências internacionais.

  • A reforma deve ser 3 X 3. Para os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciários) e para os três entes da federação (União, Estados e Municípios).

Foto: Thales Freitas e o Deputado Federal Pedro Campos (PSB-PE)


Grupo de Trabalho   

O Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa instalado na Câmara dos Deputados é formado por representantes de todos os partidos e é coordenado pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ). Na audiência, o deputado Pedro Paulo apresentou o cronograma de trabalho e destacou que até o dia de 14 de julho deverá ser apresentado o primeiro conjunto de propostas para a reforma Administrativa. 


Veja aqui as Premissas da reforma Administrativa



O GT foi criado no fim de maio pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e vai discutir e elaborar uma proposta de reforma Administrativa. A apresentação de uma proposta e a conclusão dos trabalhos do GT devem ocorrer em até 45 dias.

Ao anunciar a criação do GT, o presidente da Câmara defendeu que haja um "esforço para diminuição da máquina pública" direcionando mais recursos para investimentos em questões estratégicas para o País. Em entrevistas para a imprensa, o presidente da Câmara disse que a proposta pode começar a tramitar ainda no primeiro trimestre deste ano. (Com informações da Agência Câmara


Sindireceita

Diretoria Executiva Nacional

Diretoria de Assuntos Parlamentares

Diretoria de Estudos Técnicos

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas