Sindireceita participa amanhã, dia 12, da 2ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente de 2025
Além de cobrar que o MGI responda ao ofício enviado pela DEN com a contraproposta dos Analistas-Tributários, o Sindireceita vai, de forma conjunta com as demais entidades sindicais, pressionar por avanços nas negociações coletivas
A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita (DEN), representando as Analistas-Tributárias e os Analistas-Tributários, participa amanhã, dia 12, da 2ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, em Brasília (DF) de 2025.
A segunda reunião da Mesa Nacional ocorre em meio ao processo de negociação em andamento junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) que ainda não respondeu o ofício apresentado na última sexta-feira, dia 6, pela Diretoria do Sindireceita ao secretário de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação (SRT/MGI), José Lopez Feijóo, informando à decisão da categoria de aceitar a proposta apresentada pelo governo com a condição de que o aumento do vencimento básico seja estendido para todas as classes da tabela salarial da categoria, no percentual mínimo de 9,22%.
Na reunião de amanhã, além de cobrar que o MGI responda ao ofício enviado pela DEN com a contraproposta dos Analistas-Tributários, à Diretoria do Sindireceita vai, de forma conjunta com as demais entidades sindicais, o Fonasefe, o Fonacate e Centrais Sindicais, pressionar por avanços nas negociações coletivas e pelo atendimento da pauta de reivindicações dos servidores federais, protocolada pelas entidades em janeiro.
Os Fóruns e Centrais vão cobrar, principalmente, a equiparação dos auxílios (alimentação e saúde) entres os poderes e a instituição do auxílio-nutrição para os aposentados e pensionistas. Outras demandas, como o revogaço, cumprimento total dos acordos firmados e o rechaço dos servidores às propostas de contrarreformas administrativas que circulam na Câmara dos Deputados, também serão apresentadas pelos representantes sindicais.
Vigília
Durante a realização da reunião que está prevista para amanhã, dia 12, às 14h30, Analistas-Tributários e dirigentes do Sindireceita vão se unir aos demais servidores e representantes sindicais em um ato em frente ao Conselho Nacional de Assistência Social, Anexo do bloco F, na Esplanada dos Ministérios em Brasília/DF.
Os servidores e representantes sindicais realizarão um ato-vigília durante a negociação para pressionar o governo a apresentar uma devolutiva sobre as pautas apresentadas no início do ano.
Para o Fonasefe, a segunda rodada de negociação já acontece com atraso e, o mínimo que se espera do governo, é que ele traga soluções para as reivindicações dos servidores federais. A primeira Mesa central deste ano ocorreu no dia 20 de fevereiro, quando o Fonasefe, o Fonacate e as Centrais Sindicais apresentaram as reivindicações do conjunto dos servidores públicos federais. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Fonasefe).