Como está sua Prova de Vida?
Como saber se minha Prova de Vida está Regular, Pendente ou Em Atraso?
A situação da sua Prova de Vida poderá se apresentar como Regular, Pendente ou Em Atraso. Veja como saber.
Para saber qual a situação da sua Prova de Vida acesse SOUGOV.BR. A situação da sua Prova de Vida poderá se apresentar como Regular, Pendente ou Em Atraso:
No SOUGOV.BR, ao acessar a funcionalidade Prova de Vida, as telas com as situações possíveis de sua Prova de Vida são demonstradas conforme abaixo:
REGULAR
PENDENTE
EM ATRASO
Regular: significa que você realizou a Prova de Vida e está válida até o prazo informado.
Pendente: você ainda está no prazo para a realização da sua Prova de Vida (1º dia do mês de seu aniversário até 60 dias depois).
Em Atraso: você não realizou sua Prova de Vida no prazo (1º dia do mês de seu aniversário até 60 dias depois).
Prova de Vida Pendente ou Em Atraso
Se a situação de sua Prova de Vida estiver como Pendente ou Em Atraso, um símbolo, na forma de um círculo vermelho com a letra N, aparecerá nos três traços localizados na parte superior esquerda ao acessar o SOUGOV, conforme a figura abaixo:
Veja como realizar sua Prova de Vida que está Pendente ou Em Atraso
Antes de realizar a Prova de Vida pelo aplicativo SOUGOV.BR, observe as informações abaixo:
Para saber mais sobre como criar uma conta GOV.BR, assista o tutorial, clicando aqui.
Se você quer saber mais sobre a validação facial no GOV.BR, clique aqui.
Mais informações sobre a conta no SOUGOV.BR, clique aqui.
Siga o procedimento a seguir e veja como é fácil realizar a Prova de Vida pelo aplicativo SOUGOV.BR:
1º) No celular, no aplicativo SOUGOV.BR, em "Autoatendimento", clique em "Prova de Vida":
Você também pode acessar a funcionalidade Prova de Vida clicando nos três traços localizados na parte superior esquerda ao lado do nome SOUGOV.BR e, em seguida, em "Prova de Vida":
2°) se sua Prova de Vida estiver dentro do prazo, aparecerá a palavra "Regular" logo no primeiro campo. Para realizar sua Prova de Vida, clique em "Atualizar":
Se sua Prova de Vida estiver Pendente ou Em Atraso, clique em "Realizar a Prova de Vida":
3º) Leia com atenção as dicas para o reconhecimento facial e clique em "Fazer reconhecimento facial":
4º) Posicione a tela do celular enquadrando seu rosto dentro da imagem, observando todas as dicas informadas anteriormente (ainda, ressalta-se que o cabelo não deve cobrir o seu rosto, uma dica é colocá-lo atrás da orelha).
Após enquadrar o seu rosto na imagem, clique no botão de tirar foto (bolinha branca) para realizar o reconhecimento facial:
5º) Depois do registro de sua imagem, o reconhecimento facial será realizado. Caso sua biometria seja validada com sucesso, a mensagem "Reconhecimento facial realizado com sucesso!" será apresentada.
Para confirmar se a situação da sua Prova de Vida foi efetivada com sucesso (regular), clique no botão “Consultar Situação”:
Não Reconhecimento da biometria
Caso o aplicativo não consiga reconhecer sua biometria facial (foto), será apresentada a seguinte mensagem “Não foi possível validar a sua biometria facial. Observe as orientações de como realizar a prova de vida.”
Você pode realizar novamente o reconhecimento facial, para isso, clique em “Reveja as dicas”e verifique se as orientações foram atendidas ou clique em “Tentar Novamente” para refazer o reconhecimento facial:
Caso exceda o número máximo de tentativas, será apresentado a seguinte mensagem: "Número de tentativas diárias excedidas. Por medida de segurança, favor tentar novamente após 24 horas.":
Atenção: Você também pode realizar a prova de vida em qualquer agência do banco responsável pelo seu provento ou benefício.
No caso de dúvidas, procure sua Unidade de Gestão de Pessoas (clique aqui e veja como localizar a Unidade de Gestão de Pessoas de seu vínculo).
Fonte: gov.br
Sindireceita
Diretoria de Aposentados e Pensionistas