Sindireceita solicita esclarecimentos sobre reajuste dos planos de saúde da Assefaz
Em reunião ocorrida nessa terça-feira, presidente e diretores da DEN solicitaram detalhes sobre percentuais de reajuste dos planos de saúde administrados pela Assefaz.
O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, o diretor Ricardo Ramos (Finanças e Administração) e a diretora Marlene Cambraia (Aposentados e Pensionistas) estiveram reunidos, na manhã dessa terça-feira, dia 1º de julho, com representantes da Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda (Fundação Assefaz), em Brasília/DF. Na oportunidade, os titulares da Diretoria Executiva Nacional (DEN) solicitaram esclarecimentos sobre os percentuais de reajuste dos planos de saúde administrados pela Fundação Assefaz.
Pela Assefaz, participaram da reunião a Diretora-Presidente, Gildenora Batista Dantas; a Diretora Administrativo-Financeira, Júnia Cristina França Santos; a Gerente de Relacionamento, Marilene Macedo do Vale; e a Gerente de Negócios, Maria Aparecida Alves Silva. A reunião ocorreu na sede da Fundação, na capital federal.
Ao fazer uso da palavra, o presidente do Sindireceita, Thales Freitas relatou a apreensão da categoria em relação ao aumento dos planos de saúde administrados pela Assefaz. Conforme anunciado pela Fundação, a partir de 1º de julho de 2025, os planos da Assefaz foram reajustados nos seguintes percentuais: 39,97% (Diamante); 29,28% (Rubi); 22,64% (Safira); 7,34% (Esmeralda); e 7,34% (Cristal). “Nós, Analistas-Tributários, estamos batalhando atualmente, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, para obter um reajuste de 9% para a nossa categoria. Agora estamos diante de reajustes que beiram 40% na Assefaz. Esse aumento pesa muito para os nossos filiados e filiadas”, avaliou Freitas.
Em complemento, o diretor de Finanças e Administração, Ricardo Ramos informou que o Sindireceita sempre busca esclarecimentos junto aos administradores de planos de saúde, diante de reajustes, para assegurar transparência aos filiados e filiadas do Sindicato. “Sempre que verificamos aumento nos planos de saúde, nós, do Sindireceita, solicitamos reuniões com os administradores dos planos, para que sejam demonstradas as razões que motivaram o aumento e dados detalhados”, pontuou.
Na ocasião, as representantes da Assefaz conduziram apresentação sobre o reajuste. Na oportunidade, foram expostos dados sobre o resultado do cálculo atuarial, todos os produtos oferecidos atualmente, sinistralidade geral do Convênio Único com a União, receitas, despesas, faixa etária dos beneficiários, entre outras informações.
De acordo com a Diretora-Presidente da Assefaz, Gildenora Batista Dantas, a análise conduzida pela Fundação constatou aumento significativo de sinistralidade nos últimos 12 meses, sobretudo em faixas etárias menores atendidas pelos planos de saúde, fazendo com que os reajustes nos planos acompanhassem este cenário. “Na análise sempre são considerados os últimos 12 meses de despesas executadas, a sinistralidade. No ano passado, demos 9% de reajuste para todos os planos. Porém, neste ano, nós fomos nos surpreendendo com faixas etárias mais jovens com sinistralidade superior à de pessoas com 59 anos de idade ou mais. Isso acendeu um alerta. Tivemos a lei que altera o rol da ANS e não há mais um limitador para terapias e nem para tratamentos continuados. Verificamos os casos de TEA, que é o Transtorno do Espectro Autista; constatamos muitas ocorrências de partos por cesariana com complicações para mulheres, como hemorragias; além de aumento grande de tratamentos oncológicos para pessoas em faixas etárias menores. Antes as faixas etárias mais jovens equilibravam a sinistralidade das pessoas com 59 anos ou mais. Agora a situação mudou e a sinistralidade que colocamos, inclusive, em contratos é de 70%”, esclareceu Gildenora Dantas.
Novo produto: Jade Capital
Durante a apresentação, a Diretora-Presidente da Assefaz também ressaltou que a entidade está buscando opções diante do cenário atual do mercado e tem adotado medidas para a redução de custos. Como parte das ações visando a garantia de serviços de qualidade aos beneficiários e beneficiárias, as representantes da Fundação também informaram que a Assefaz lançará, em breve, o plano Jade Capital, de caráter regional. O plano de coparticipação será exclusivo para as 26 capitais brasileiras e para o Distrito Federal. O período de portabilidade sem carência entre os planos de saúde será do dia 1º a 30 de agosto de 2025.
Entre os benefícios do Jade Capital ressaltados durante a reunião encontram-se: garantia de rede referenciada local, com todo o rol da ANS; ambulatorial e hospitalar com obstetrícia; acomodação em apartamento; acesso às Clínicas Assefaz; telessaúde sem coparticipação; mensalidades abaixo do mercado; e possibilidade de inclusão de dependentes e agregados até o 3º grau consanguíneo e 2º grau por afinidade. A diretora de Aposentados e Pensionistas do Sindireceita, Marlene Cambraia ressaltou a importância do novo produto anunciado pela Assefaz. “Além de diretora de Aposentados e Pensionistas, também faço parte da Delegacia Sindical do Sindireceita em Brasília e sou muito próxima dos nossos filiados e filiadas com 60 anos ou mais. A maioria deles pensa em migrar para outro plano e, com os benefícios do Jade, isso será evitado. Esse novo produto é importantíssimo”, destacou Cambraia.
O Jade Capital será tema de Live realizada pela Assefaz no dia 10 de julho, às 15h. Todas as informações necessárias para que os filiados e filiadas possam acompanhar a transmissão ao vivo serão divulgadas previamente pelo Sindireceita, nos canais de comunicação do Sindicato. “O nosso novo produto, Jade Capital, está sendo analisado agora pelo MGI para que possa ser incluído a partir de 1º de agosto para todas as capitais, dentro do Convênio Único. Vamos realizar três Lives para tirar dúvidas sobre o Jade. A primeira transmissão ao vivo será realizada no dia 10 de julho e, posteriormente, divulgaremos as demais”, informou a Diretora-Presidente da Assefaz, Gildenora Dantas.
Campanha de vacinação
Ainda durante a reunião ocorrida na manhã de ontem, as representantes da Assefaz solicitaram apoio do Sindireceita para divulgação da campanha de vacinação da entidade. A referida campanha contempla a vacina Pneumocócica 20 e os imunizantes que combatem o Vírus Sincicial Respiratório e o Vírus do Papiloma Humano (HPV).
Até o mês de agosto, os beneficiários e beneficiárias dos planos de saúde da Assefaz terão acesso a descontos exclusivos para realizar a imunização em clínicas localizadas no Distrito Federal. Os descontos são válidos para titulares, dependentes e familiares até o 4º grau de consanguinidade e 2º grau de afinidade (extra plano), mediante apresentação da carteirinha do titular (saiba mais aqui). O Sindireceita manifestou apoio à iniciativa e se comprometeu a auxiliar a Assefaz na divulgação da campanha junto aos filiados e filiadas do Sindicato.
Mais notícias sobre os temas
Jade Capital: Assefaz lança novo plano de saúde
Exclusivo para as capitais do país. Já disponível para Brasília, Salvador, São Luís, Boa Vista e Manaus.
2 de julho de 2025 às 11:18
Tabela de preços e serviços da Allcare e Unimed Vitória para os filiados do Sindireceita
Veja abaixo tabela de preços e serviços disponibilizados pela Allcare e Unimed Vitória.
2 de julho de 2025 às 11:18
Realizada mais uma reunião do Grupo Técnico para a definição do custeio de despesas de saúde dos ser...
Sindireceita integra o Grupo Técnico da RFB que proporá soluções para o custeio de despesas de saúde dos ATRFB
2 de julho de 2025 às 11:18
Sindireceita conquista redução no reajuste do plano de saúde da Unimed Vitória
Reajuste proposto de 24,53% foi negociado para 12,53%; sindicato ainda atua por inclusão de pensionistas e novas alternativas assistenciais.
2 de julho de 2025 às 11:18
Custeio de despesas de saúde dos servidores da Receita Federal é tema de debate no Grupo Técnico da ...
Grupo de Trabalho avança na definição da natureza e da modelagem do benefício; atuação da Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita tem sido decisiva no encaminhamento do tema
2 de julho de 2025 às 11:18
Analista-Tributário aposentado concorre a vaga na Fundação Assefaz
Conheça o Analista-Tributário aposentado, José Vicente Fialho Flores da Costa.
2 de julho de 2025 às 11:18